26/11/14 12h55

O interior paulista na capa de revista

Diário de Barretos

O interior paulista voltou a ser destaque na mídia, destacando que empresas produzem tecnologia de ponta, atraem investimentos e abrem vagas para profissionais qualificados.

- O vagômetro - neologismo para colocar um ranking das cidades com maior oferta de vagas de janeiro a agosto de 2014 - apontou crescimento de 45% para Rio Preto.

As reportagens mostram que "as usinas de açúcar e álcool, que costumam puxar o crescimento do interior paulista, sofreram com a perda de competitividade diante da gasolina, do aumento dos custos de produção e da maior seca da história.

Como resultado, a participação da indústria da cana no índice de emprego do Estado, que representa 15,4% em 2013, considerando o acumulado de janeiro a setembro, caiu para 7,7% no mesmo período de 2014".

- A maior parte das oportunidades, tanto no interior como em todo o país, não está na indústria e sim em serviços - destacou o economista Renato de Castro Garcia, do instituto de Economia da Unicamp, em reportagem publicada na Você.

Campinas tem projeto envolvendo tecnologia e o universo das startups. Em Gavião Peixoto, a Embraer apresentou protótipo de aeronave militar KC-390, um gigante de 35 metros de comprimento, 35 de envergadura e 12 metros de altura. É o maior avião já projetado e feito no Brasil.

O caminho barretense segue o modelo. Em outubro, Barretos gerou 22 novos empregos formais na indústria e 45 postos - o dobro - no setor de serviços. Em 10 meses, foram eliminados 91 vagas na indústria e abertos 396 empregos formais no setor de serviços. A área de serviços entre janeiro e outubro fez 4.241 admissões e 3.845 desligamentos.

Durante a semana passada, a cidade teve "invasão" fabulosa, lotando segmentos diversos, em função de realização de exame vestibular universitário. Um movimento que ativou o comércio, bares e restaurantes, hotelaria e postos.

O anúncio do projeto oncológico do HC envolvendo tecnologia preventiva de próstata indicou como o campo da robótica aplicada na saúde vai qualificar Barretos, tanto com profissionais como equipamentos.

Isto não quer dizer que "o agronegócio" deve ser "retirado do sistema de desenvolvimento social e o crescimento econômico" barretense. Mas fica claro que "até mesmo a indústria" tem que focar "produtos e serviços", para navegar neste novo cenário do interior paulista. A reabertura do mercado de exportação para a Rússia gera nova esperança de retomada de "vendas made in Barretos" em 2015.

A recomendação da revista vale tanto para "importar" profissionais dos grandes centros como "segurar" valores da própria comunidade. "É preciso assimilar que a competência técnica exigida é igual à cobrada na capital, mas as relações são diferentes". Inovar, empreender e qualificar são as novas normas, porem aprender a tocar a vida de um jeito mais leve não deve ser nenhum sacrifício, concluiu a publicação da Revista.