17/04/17 13h55

‘Onda positiva’ aumenta expectativa pela prospecção de novas empresas

Jornal de Jundiaí

A recuperação da economia brasileira vem acontecendo de forma tímida, é verdade, mas provoca uma “onda positiva” que se traduz na expectativa de que novas empresas sejam abertas, gerando mais emprego e renda. Isso vem se verificando em Jundiaí e pode ser comprovado com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Segundo o órgão, 605 companhias foram abertas e 241 fechadas, o que dá um saldo de 364 novos empregadores (mais de 121 empresas criadas por mês ou quatro por dia).

Se esta conta for feita com números do período entre abril de 2016 a março de 2017, para se criar um parâmetro, 1.800 empresas foram abertas e 772 fechadas oficialmente. O saldo de 1.028 resulta em 85 companhias/mês, ou 2,8/dia, de acordo com a Junta Comercial.

O número de atendimentos registrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí também anima. Em janeiro e fevereiro de 2017, foram atendidas 9.346 pessoas, 25,2% a mais que no mesmo período do ano passado (7.464). Quanto às ofertas de emprego, o PAT informa que 974 ocorreram de janeiro a março de 2017, contra 808 dos três primeiros meses do ano anterior - crescimento de 20,5%. A média mensal de geração de postos de trabalho em Jundiaí é de 300.

Segundo Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), a movimentação de empresas vindo para cá, verificada este ano, é bastante positiva. “Há uma tendência de que os setores de comércio e de serviços, ligados principalmente à alimentação e ao vestuário, concentre a maior parte das vagas. E abril deve ser ainda melhor”, revelou o também presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade (CDL).

Para absorver este movimento virtuoso de novos empregos, Maltoni alerta para que os trabalhadores se preocupem com algumas coisas importantes que às vezes passam desapercebidas.

“A primeira delas é a qualificação, que deve ser buscada sempre. A outra dica é em relação ao currículo do candidato, que deve sempre estar atualizado e bem feito, e para a apresentação pessoal do indivíduo. Isso tudo é abordado em palestras e cursos que o Sincomercio promove. Candidato bem preparado e bem apresentado se torna mais competitivo e poderá ter uma carreira com melhores ganhos e mais próspera”.

O gestor da plataforma de Desenvolvimento e Emprego de Jundiaí, Messias Mercadante de Castro, lembrou que Jundiaí é a sétima economia do estado de São Paulo e com uma característica natural de diversificação, apesar do aquecimento das áreas de comércio e de serviços.

“A atual administração vem fazendo um trabalho firme de apoio às novas empresas e de prospecção. A demanda existe e em nível razoável, considerando a crise que ainda vivemos. Incentivar a aberturas de companhias, para a geração de novos postos de trabalho, é também entregar qualidade de serviço para Jundiaí, conforme vontade da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado”, completou Mercadante.