24/04/07 11h09

Otimismo de empresários é recorde, aponta pesquisa

Folha de S. Paulo - 24/04/2007

Com o crescimento do consumo no mercado interno, o otimismo dos empresários voltou a aumentar: a expectativa para faturamento e lucro no segundo trimestre deste ano é a melhor desde 2005, quando a Serasa começou a realizar uma pesquisa de perspectiva empresarial. O indicador que mede o otimismo em relação ao faturamento no segundo trimestre deste ano foi de 75 (em uma escala de 0 a 100), depois de as expectativas chegarem ao seu ponto mais baixo no final de 2006, com um índice de 55. Para o primeiro trimestre de 2007, as perspectivas já haviam melhorado, com um índice de 70. "O varejo tem a seu favor o crédito, que estimula o consumo. E a indústria, apesar de prejudicada pelo câmbio desfavorável às exportações, beneficia-se da alta do consumo interno", avalia Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa, empresa especializada em análise de crédito. A pesquisa, realizada com 1.014 executivos entre os dias 15 e 23 de março deste ano, detectou que é o comércio o setor mais otimista em relação ao segundo trimestre deste ano: 64% das empresas acreditam que o faturamento será maior do que igual período de 2006. O setor mais otimista é o de serviços, com 49% dos entrevistados esperando melhoria nos lucros. No caso do indicador de perspectiva de investimentos, o índice foi de 76. O setor pesquisado mais otimista foi o das instituições financeiras: 70% dos entrevistados afirmaram esperar aumentar investimentos em 16,2% neste segundo trimestre. A indústria aparece em último lugar, com 53%. A sondagem trimestral divulgada ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) também mostra que os empresários continuam com boas perspectivas para este ano. O índice de confiança do empresário em abril foi de 59,4 pontos, apenas 0,7 ponto percentual abaixo do medido em janeiro.