29/04/14 13h13

P&G realiza cerimônia de pedra fundamental em Louveira

Multinacional americana prevê investir R$ 1bilhão até 2015; grande parte do recurso será destinado às obras da planta no município

Investe São Paulo e P&G

Tecnologia, preservação ambiental e pessoas. Assim foi feito o lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de expansão da unidade da Procter & Gamble no município de Louveira, em São Paulo, que aconteceu nesta terça-feira, 29 de abril.

No evento, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, representou o governador Geraldo Alckmin e falou sobre os esforços das entidades governamentais para que as empresas possam aprimorar suas atividades no Estado.

“Quando Estado, município e iniciativa privada se unem para gerar emprego e renda em uma cidade, estamos dando a oportunidade de cada individuo subsidiar o seu próprio progresso. Automaticamente, ele buscará qualificar-se profissionalmente e, por consequência melhorar a qualidade de vida de seus pares”, disse Almeida.

A parceria com a Investe São Paulo foi destacada também pelo presidente do Brasil da P&G, Alberto Carvalho, e pelo diretor da planta de Louveira, Marcelo Nery.

“Essa unidade do Grupo abrigará o maior centro de distribuição da América Latina, e temos a intenção de transformar essa planta em uma fábrica de resíduo zero. E isso não seria possível sem a ajuda e intervenção da Investe São Paulo”, afirmou Carvalho em seu discurso.

Mais produção, mais distribuição

Os investimentos da maior empresa de bens de consumo do mundo na planta de Louveira são ambiciosos. Com as novas instalações, tanto a fábrica quanto o centro de distribuição totalizarão mais de 140 mil m² de área construída.

“Teremos aqui tudo o que necessitamos para desenvolvermos nossa presença na região, com um Centro de Distribuição e uma fábrica moderna, além da possibilidade de ampliar nossa produção atual”, afirma Marcelo Nery, Diretor Geral da Fábrica da P&G em Louveira.

 O novo centro de distribuição será o maior da P&G na América Latina e deverá realizar o escoamento de tudo que já é produzido na unidade. A previsão é de que as novas instalações gerem mais 250 novos postos de trabalho na região.

 No quesito ambiental, a empresa também vai além do cumprimento da legislação. Ao todo, serão 115 mil m² de área preservada, além do replantio de 10 mil mudas de árvores e a preservação de cinco nascentes de rios existentes no terreno. Além disso, o projeto de expansão de Louveira é inovador e servirá de referência para todas as futuras plantas da P&G.

 A construção do novo prédio seguirá o conceito LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação para construções sustentáveis que seguem critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc).

 O projeto engloba diversas tipologias de construção em um mesmo empreendimento: fábrica, centro de distribuição e prédio administrativo, além da construção da interligação com a fábrica já existente.