05/09/17 14h31

Para analistas, indústria cresceu 0,4% em julho

Valor Econômico

A indústria seguiu em trajetória de lenta recuperação no início do terceiro trimestre, que também deve ser positivo para o setor, avaliam economistas. Segundo a projeção média de 27 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, a produção cresceu 0,4% entre junho e julho, feitos os ajustes sazonais, depois de ter ficado estável no dado anterior.

As estimativas para a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), a ser divulgada hoje pelo IBGE, vão de alta de 0,1% até 0,7%. Em relação a julho de 2016, a expectativa média é de expansão maior da produção, de 1,5%.

Se confirmada a previsão de aumento de 0,4% da produção em julho, este será o quarto mês seguido em que a atividade industrial não registrou queda, destaca Thiago Xavier, economista da Tendências Consultoria. Os principais antecedentes acompanhados para estimar o comportamento do setor manufatureiro tiveram desempenho positivo no mês, acrescenta.

Medido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em parceria com a Tendências, o fluxo pedagiado de veículos pesados ficou 1,1% maior em relação a junho. Na mesma comparação, a produção de veículos e a expedição de papelão ondulado subiram 1,8% e 1,5%, respectivamente. Ambos os indicadores são calculados pelas associações de cada setor e contam com dessazonalização feita pela consultoria.

Além dos dados antecedentes, o desempenho do emprego industrial é outro sinal de que a recuperação do segmento segue em curso, ainda que em ritmo modesto, observa Xavier. Nos três meses encerrados em julho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, o contingente de ocupados na indústria cresceu 2,3% sobre igual mesmo trimestre do ano anterior. "Tivemos um bom início de trimestre", diz o economista.

De acordo com a equipe econômica do UBS, a produção industrial de julho deve reforçar a percepção de que há em curso uma recuperação da economia. O banco suíço trabalha com expansão de 0,5% para o dado na passagem mensal, e de 2% na comparação com igual mês do ano passado.

Com avaliação semelhante, o Santander projeta que a produção subiu 0,3% ante junho, já excluindo os efeitos da sazonalidade. "Essa estimativa está em linha com o cenário de crescimento da indústria no trimestre atual, o que deve contribuir para a manutenção do PIB brasileiro em trajetória de recuperação", comentam os economistas do banco em relatório a clientes.

Xavier, da Tendências, aponta que ainda é cedo para prever que a produção teve desempenho melhor do que o registrado no segundo trimestre, quando avançou 0,9% em relação aos três primeiros meses do ano. A perspectiva para o período de julho a setembro é positiva, diz, mas a reação do setor industrial só deve ganhar mais velocidade nos últimos três meses do ano. "É difícil desenhar um cenário em que a indústria tenha recuperação rápida e sistemática."