28/06/17 11h48

Parceria entre Sebrae e BNDES usará startups para ampliar crédito das MPEs

Agência ABPTI

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciaram nesta segunda-feira (26) um plano de trabalho contendo 11 propostas, com o objetivo de facilitar o acesso dos empreendedores a linhas de crédito do banco utilizando a capilaridade do Sebrae. Uma das metas é reduzir a intermediação financeira entre o BNDES e as micro e pequenas empresas (MPEs) por meio de uma fintech (as chamadas startups financeiras) específica para esse fim.

Esses serviços financeiros – que oferecem facilidades proporcionadas pela tecnologia – ganham cada vez mais espaço no mercado. De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a ideia é o Sebrae construir um hub que agregue as fintechs que ofereçam crédito mais acessíveis para os pequenos negócios. O papel da entidade será o de acelerador dessas startups. “Nós seremos o modelo de sustentação das fintechs”, afirmou Afif.

O presidente do Sebrae ressaltou que o sistema financeiro é grande demais para atender os pequenos. Segundo ele, o crédito administrado pelos bancos adota critérios que não são acessíveis para as micro e pequenas empresas. “Queremos que as fintechs sejam um grande instrumento de democratização do acesso ao crédito no Brasil”, disse.

A ideia foi bem recebida pelo BNDES, que tem projetos de trabalhar com as fintechs. O presidente do Banco, Paulo Rabello de Castro, já aprovou o plano de trabalho, que será implementado em curto prazo. “Hoje é o primeiro dia da revolução do acesso ao crédito para os desenvolvedores de negócios no Brasil. Vamos desenvolver uma plataforma com os nossos recursos e a orientação que o Sebrae oferece para as empresas”, informou Rabello.

Também integram as 11 propostas do Sebrae a orientação para acesso ao crédito, melhoria das condições de financiamento às empresas com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões e o aumento do incentivo ao uso do cartão BNDES.

 

Canal MPE

O encontro ocorreu antes do lançamento do Canal MPE, ferramenta on-line do BNDES que permitirá que o Banco passe, pela primeira vez, a se comunicar diretamente com o empreendedor interessado em suas linhas de financiamento. Até então, essa interação se dava apenas de forma indireta, por meio de agentes financeiros repassadores. “Queremos enfrentar a questão da disseminação das informações do BNDES”, comentou Paulo Rabello.

Por sua vez, o presidente do Sebrae ressaltou a necessidade de facilitar o acesso de crédito para os pequenos negócios. “Pesquisas mostram que 83% desses negócios não têm acesso ao crédito. Será por meio da tecnologia que podemos atingir esse universo”, avaliou Afif.

O canal pode ser acessado também por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets).