18/12/14 13h42

ParqTec completa 30 anos de ação pioneira no País

Jornal Primeira Página - São Carlos

Nesta quarta-feira, 17, a Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec), completa 30 anos de sua fundação e, ao longo do tempo, desenvolveu ações pioneiras visando fortalecer cada vez mais o setor de tecnologia na cidade e na região.

O ParqTec surgiu por meio de uma política pública. “O ParqTec é uma entidade pioneira que surgiu da primeira política pública para institucionalizar a transferência de tecnologia da academia para o setor produtivo, e hoje completa 30 anos”, observou o presidente da fundação, professor Sylvio G. Rosa.

Criado em 1984, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o ParqTec tem como missão promover o desenvolvimento regional otimizando o custo da transação inovação tecnológica/mercado e valorizar o empreendedorismo. “Instalado na Capital da Tecnologia, o ParqTec tem contribuído de maneira significativa na construção de uma vibrante região de inovação constituída por universidades públicas e privadas, centros de pesquisas, órgãos de governo e por um conjunto de mais de 250 empresas de bases tecnológicas (EBT's) atuando nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), novos materiais, instrumentação eletrônica, automação & robótica, química fina e óptica”, explicou o professor.

Atualmente, as atividades do ParqTec estão consolidadas em cinco grupos de ações, o
PARQTEC.NET, que é uma rede de Incubadoras de Empresas, o PARQTEC. EDU - Escola de Negócios, o PARQTEC.ORG - Programas Institucionais, PARQTEC.IPD - Programa de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento e o PARQTEC.PARKS - Programa de Parques Tecnológicos.

De acordo com o presidente, o ParqTec.Parks é o programa pioneiro no país que reúne toda experiência e competência, acumuladas desde 1987, para executar estudos de viabilidade técnica e econômica, sensibilização e articulação institucional, desenvolvimento de conceito, elaboração e desenvolvimento de plano diretor, obtenções de licenças e autorizações, elaboração de projetos técnicos e financeiros, captação de recursos/atração de investidores, incorporação e construção de instalações, administração e operação de parques, recrutamento e seleção de residentes e desenvolvimento de serviços inovadores para residentes. 


SCIENCE PARK

O São Carlos Science Park, conhecido como Parque Tecnológico de São Carlos, é o projeto no qual as competências são desenvolvidas e testadas, sendo verificadas pelo seu credenciamento definitivo no SPTec.

O Parque Tecnológico de São Carlos está dentro do programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e está instalado em um prédio de 1.800 metros quadrados, o objetivo é criar um ambiente altamente qualificado que terá impacto econômico e social diretamente na cidade.