14/11/17 11h53

Parque Tecnológico de Sorocaba sedia Seminário de Inovação nesta quinta-feira

Evento terá a entrega do Prêmio Sorocaba de Inovação

O2 Comunicação

Nesta quinta-feira, dia 16 de novembro o Parque Tecnológico de Sorocaba sedia o Seminário de Inovação, a partir das 14h. Com um público estimado de 450 pessoas, entre empreendedores, executivos, representantes do poder público, de universidades, e profissionais do ecossistema nacional de inovação, o evento visa promover interação entre os participantes por meio de painéis com diversos temas atuais.  Ao final do evento, serão anunciados os vencedores do 1º Prêmio Sorocaba de Inovação. As inscrições para participação do Seminário podem ser feitas pelo site http://www.premiosorocaba.com.br

A abertura do evento acontecerá às 14h, pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, e em seguida serão realizados três painéis de debate. O primeiro discutirá a inovação como pauta prioritária para governos engajados com o desenvolvimento socioeconômico e diferencial competitivo para a indústria. Este painel terá como participantes Edson Orikassa, gerente da Toyota e presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Guilherme Calheiros, diretor de inovação Porto Digital, João de Negri – diretor IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Leonardo Garnica – gerente de inovação da Natura.

O segundo painel, às 15h, trará como tema os diversos modelos de financiamento disponíveis tanto para empresas, quanto para instituições acadêmicas, com a participação de Eduardo Saggiorato, Superintendente Desenvolve SP e Fernão Vale, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socia)

No terceiro painel, previsto para começar as 16h15, alguns dos principais atores do sistema nacional de inovação se reúnem para falar sobre as pautas e diferentes frentes de trabalho no sentido de incentivar e contribuir o desenvolvimento socioeconômico do Brasil através da inovação. Entre os palestrantes estão Gianna Sagazzio, diretora de inovação CNI, Jorge Audy, presidente ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e Roberto Freitas, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba

A partir das 17h, o Diretor executivo do Parque Tecnológico, Nelson Calcellara, abordará as ações e resultados, perspectivas e oportunidades para o futuro, e Marcelo Nakagawa, Professor de Empreendedorismo e Inovação INSPER (Instituição de Ensino Superior), trará o assunto da digitalização da economia.

Por fim, ao término dos debates, serão anunciados os vencedores do Prêmio Sorocaba de Inovação.

Prêmio Sorocaba de Inovação

Está aberta desde o dia 8, a votação online que vai ajudar a eleger o vencedor do 1º Prêmio Sorocaba de Inovação, que foi idealizado e organizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba. O Prêmio recebeu um total de 48 inscrições de empresas de Sorocaba e outras seis cidades região.

O prêmio visa identificar e reconhecer esforços, bem como produtos, processos, modelos de negócios, iniciativas e serviços inovadores que contribuam para o desenvolvimento e a consolidação da cidade como um dos polos de inovação no Brasil, atraindo parcerias e investimentos e consolidando a região metropolitana de Sorocaba do como um dos polos de Inovação no Brasil.

Os 48 projetos inscritos são provenientes de Sorocaba, Salto de Pirapora, Itu, Votorantim, Mairinque, São Roque e Porto Feliz, e abrangem sete categorias diferentes: startups; microempreendedores; empresas de grande porte; comércio e serviços; universidades; micro, pequenas e médias empresas; e Inovação Social.

Avaliação

O processo de avaliação passou por três fases. A primeira foi a avaliação remota e individual realizada pelos membros da Comissão Julgadora. Em seguida, aconteceu a avaliação presencial na qual os semifinalistas se apresentaram para a Comissão Julgadora. Por último, a votação online, aberta ao público em geral desde do dia 8 de novembro, no site: http://www.premiosorocaba.com.br.

O prêmio será concedido aos projetos considerando dois quesitos: o primeiro para os melhores projetos segundo avaliação pela comissão julgadora e o segundo quesito para os melhores projetos escolhidos pelo público.

O prêmio tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Wobben e o apoio da 4Legacy, CIESP Sorocaba, Banco do Povo Paulista, Espaço Empreendedor, SEBRAE SP, Vilage Marcas e Startup Sorocaba e NJE CIESP.