06/12/16 15h24

Pesquisadores da USP propõem tecnologia para preservar monumentos históricos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Uma associação entre laboratórios da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) está realizando um levantamento de dados topográficos do terreno onde ficam as Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, construída em 1534, e que é considerada a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro. O local é hoje parte da Universidade de São Paulo e, por sua importância, uma equipe multidisciplinar da Escola Politécnica da USP, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, está unindo conhecimentos sobre geologia, topografia e tecnologias de criação de mapas.

Os pesquisadores fazem parte do Laboratório de Topografia e Geodésia (LTG) do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR), do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI) do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) e do Laboratório de Geomática do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da USP, coordenados pelo professor Jorge Pimentel Cintra. Para o levantamento foram utilizados equipamentos como um laser escâner e drones, que combinados darão aos pesquisadores informações sobre o comportamento do terreno com a ação do tempo. No caso de um terreno histórico, é importante que o terreno seja preservado para que as futuras gerações possam conhecer a história da região e do País.

O Engenho dos Erasmos está situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, no Estado de São Paulo, e foi doado à USP em 1958. Desde 2004 a Universidade desenvolve programas educacionais que buscam viabilizar o conhecimento a partir da interdisciplinaridade, em vista do contexto histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as Ruínas estão inseridas.