21/06/18 12h04

PIB do Grande ABC cresce 5,4% em 2017

Repórter Diário

Após forte retração de -15,48% no auge da crise econômica de 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) dos sete municípios do ABC registrou alta de 4,9% em 2016 e de 5,4% em 2017, segundo o IABC (Índice de Atividade Econômica do ABC) pesquisado pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo.

O indicador recebeu nova metodologia, com acréscimo de variáveis como arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) das cidades e consumo de energia elétrica na indústria, o que o torna mais fiel ao ritmo da economia regional. A nova modelagem de cálculo também permite antecipar a divulgação do PIB regional, realizada com defasagem de dois anos pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) para os municípios.

Permanecem na composição do IABC informações sobre mercado de trabalho, movimentação financeira regional e fluxos de exportação e importação. “Além da arrecadação de ICMS, o consumo de energia é importante ferramenta para análise da atividade industrial, um setor fundamental no ABC, capaz de induzir outros segmentos da economia local”, explica o economista e professor Sandro Maskio, coordenador de estudos do Observatório Econômico. A indústria responde por 23,2% do PIB regional. No Brasil, o setor industrial representa 18,5% do PIB nacional.

É importante ressaltar que, após a queda de mais de 20,5% no biênio 2014-2015, a economia do ABC passou a apresentar uma base de comparação significativamente menor para avaliar o desempenho de 2016 e 2017. De qualquer forma, um número animador é o volume de investimentos confirmados em 2017 (de US$ 5,03 bilhões), contra apenas US$ 918 milhões em 2012, segundo dados do SEADE. Dos investimentos confirmados em 2017, 90% são da indústria automobilística.