16/04/14 14h07

Plano prevê anel viário para Viracopos

Correio Popular – Campinas

A Prefeitura está propondo a implantação de um grande anel de contorno ligando o atual Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-83) às rodovias Santos Dumont (SP-75), Campinas-Monte (SP-101) e Anhanguera (SP-330), na altura do distrito de Nova Veneza, em Sumaré. Esse contorno deverá integrar o plano local de gestão da Macrozona 7 (MZ-7) e estará entre os projetos viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos que estão em análise. O plano incluirá, também, uma ligação ferroviária entre a rodoviária de Campinas e a Estação Boa Vista e daí até o aeroporto pelo Corredor de Exportação operado pela América Latina Logística (ALL).

Essas propostas, elaboradas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foram encaminhadas às empresas contratadas pela Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) que estão elaborando um plano urbanístico da região de Viracopos. Esses estudos serão a base do plano local de gestão da MZ-7.

Outro projeto é a implantação das marginais da Santos Dumont, mas que ainda não há consenso. O Estado se compromete a fazer as marginais se a Prefeitura se encarregar da implantação das obras, como pontes e viadutos necessários.

“Não temos recursos para assumir esse compromisso”, disse o presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Segundo ele, a Prefeitura estuda alternativas para viabilizar as marginais.

A duplicação da Rodovia Miguel Melhado é outro projeto viário para o aeroporto. O governo do Estado assumiu o compromisso da duplicação, e o projeto está em fase final, mas como a verba para a obra não está no orçamento, tentará fazer a duplicação por meio de uma parceria público-privada.

A duplicação da Rodovia Lix da Cunha também está sendo negociada com o governo do Estado porque com a ampliação da estrada velha de Indaiatuba, será possível levar com maior rapidez mercadorias de Viracopos e do Interior ao Porto de São Sebastião e de Santos e às regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista.