14/08/17 14h38

Polo Digital em Mogi das Cruzes oferece aulas sobre startups

Programa de capacitação vai até dezembro

G1

Não faz muito tempo a palavra startup era uma novidade para quase todo mundo. Claro que hoje a gente ainda tem dúvidas, as startups tem lá os seus mistérios, mas é bem mais fácil encontrar informações. Por trás dessa palavrinha em inglês, estão muitas oportunidades de negócio. Tantas que Mogi das Cruzes, por exemplo, abriu um Polo Digital de olho nas startups. A iniciativa tem um programa com oito aulas sobre a cultura startup.

A primeira aula foi um encontro com profissionais de vários segmentos, mas todos com um único objetivo: entender o que é uma startup. “É um conjunto de técnicas par empreender. É considerada uma empresa nascente, com grande potencial de escala. Ensina um conjunto de técnicas para ter mais velocidade para desenvolver um produto e serviço”, disse Rodrigo Garzi.

A iniciativa, que é inédita na região, já conta com 360 inscritos e surgiu para incentivar talentos e principalmente gerar renda. O coordenador do Pólo Digital explica que o programa de treinamento foi desenvolvido para abrir uma discussão sobre a cultura startup e preparar essas pessoas para a chegada do Pólo Digital na cidade ainda neste ano. “É o início de um programa de treinamento que desenvolvemos. Um conjunto de oito aulas para conceituar o que é startup e o que pode ensinar para os empreendedores”.

Piero Leite já tem uma hamburgueria e veio entender melhor o que é startup para quem sabe iniciar um novo negócio futuramente. “Tenho conhecimento básico de como funciona e tenho interesse em economia criativa. Quero juntar as duas coisas para começar um novo negócio no futuro.”

Já o coordenador de produção Anderson Luis Soares tem uma empresa de divulgação na internet e quer aproveitar essa tecnologia. “Acho que é uma oportunidade para o novo empreendedor e deslanchar e se lançar no mercado. Precisa desse impulso”

E para ajudar quem tem uma ideia, mas não sabe por onde começar, Sérgio Gromik pode dar uma mãozinha na elaboração da montagem dessas startups. “Todo programa é gratuito. As 30 empresas serão acompanhadas, terão capacitação, com mentoria, consultoria. Tem visão geral falando de mercado, tecnologia, base jurídica.”

Durante os painéis de discussão, ainda serão abordados temas como marketing digital, gestão financeira e diversas outras orientações para ajudar esses profissionais interessados em startups a construir um "pitch", que nada mais é como montar e apresentar um projeto. “Hoje um empreendedor que tem um pitch bem feito, pode ir ao mercado para procurar um investidor, empresas ou entidades de fomento”

As inscrições são feitas pelo site do Polo Digital. O programa vai até dezembro.