18/03/15 09h32

Prefeitos da região de Campinas assistem palestra sobre parceria com a Investe São Paulo

Presidente da agência participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC e fala sobre a importância do relacionamento com os municípios

Investe SP, com informações da pref. de Campinas

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, participou da reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) realizada nesta terça-feira, 17 de março.

Durante o encontro, Quirós falou sobre os serviços realizados pela agência de promoção de investimentos paulista e a importância de estreitar os relacionamentos da empresa com prefeituras municipais.

“Nós precisamos que vocês nos ajudem a mapear as vocações econômicas de cada municípios. Nossa ideia é cruzar as demandas dos investidores com o que cada cidade e região tem para oferecer em termos de fornecedores e infraestrutura”, explicou o presidente da Investe SP. Alguns prefeitos como os de Valinhos e Santa Bárbara D’Oeste aproveitaram para marcar reuniões para discutir o assunto na sede da agência.

O vice governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, também participou da reunião. Ao abordar a importância da presença maciça dos prefeitos na reunião, ressaltou:

“Temos que fortalecer as Regiões Metropolitanas para que os prefeitos possam tomar as decisões em relação aos serviços públicos de interesse comum, como o transporte coletivo de caráter regional, por exemplo. São os prefeitos que sabem o que é preciso e que recebem diariamente a pressão de milhões de pessoas. Esta postura de fortalecimento reflete o que idealizou o criador destas regiões, que foi o saudoso governador Mário Covas”.

O presidente do Cosnselho e prefeito de Campinas, Jonas Donzette, abriu e conduziu os trabalhos do encontro. “Procuramos pautar a reunião com assuntos de extrema importância. Estamos com dificuldade na economia do País e, por isso, convidamos os participantes para discutir políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios da RMC”, afirmou.

Outro destaque da reunião foi a apresentação do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, feita pelo Coronel Marco Aurélio Alves Pinto. “Nossa essência é apagar incêndios, mas não queremos ser só reativos, mas pró-ativos. Queremos fortalecer as medidas para prevenção de desastres e integrar o trabalho das forças de segurança”, explicou.

O comandante apresentou proposta de inserção do 7º Grupamento do Bombeiros no Conselho Metropolitano e a criação de Câmara Temática sobre Emergências e Desastres. Donizette, afirmou que a inserção é possível e será debatida entre os membros. “É interessante que a corporação tenha um canal aberto com os prefeitos para que possam conversar sobre essa integração”, disse. Quanto à Câmara Temática, completou que a ideia é que faça parte da Câmara de Segurança Pública.

A diretora da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, finalizou abordando as duas pautas que estão em andamento no Conselho junto aos municípios.

Uma é a assinatura de convênio para financiamento de projetos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A outra é a situação da dengue nas cidades da RMC. Sobre este tema, cada município deverá elaborar e encaminhar plano de trabalho ao Conselho.

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino Souza, afirmou que o a dengue é um problema sério e que os prefeitos devem estar unidos e treinar as equipes de saúde para evitar mortes e prestar a assistência necessária à população.

Saiba mais sobre o Conselho de Desenvolvimento da  Região Metropolitana de Campinas e a Agência Metropolitana de Campinas