08/08/17 14h55

Prefeitura de SP premia startups inovadoras em mobilidade urbana

Scipopulis foi a grande vencedora. Prêmio destaque foi para o aplicativo Woole, que visa facilitar o uso de bicicleta como meio de transporte

Diário do transporte

O MobiLab, Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo, promoveu nesta sexta-feira (4) o Demo Day, evento que reuniu apresentações das startups de seu programa de residência a investidores, aceleradoras e agentes do ecossistema de inovação.

Coordenado pelas secretarias de Inovação e Tecnologia e de Mobilidade e Transportes, o evento teve a participação das startups ClickFretado, Logbee, SafeTruck, Scipopulis e Woole.

O MobiLab é um programa da Prefeitura que, com base em dados abertos, permite que startups inovem e criem  soluções ágeis, baratas e criativas para os problemas de mobilidade e transporte da cidade. É o primeiro espaço de coworking público do país que promove a interação entre técnicos da administração pública, terceiro setor, startups e universidades, formando um ecossistema que integra e compartilha conhecimentos e experiências de diferentes organizações.

A grande vencedora do Demo Day foi a Scipopulis, que tem se dedicado à mobilidade urbana e atua já no segmento de smarts cities. Os integrantes da Scipopulis receberam como prêmio uma viagem à China, que inclui visita técnica à startup de mobilidade Didi Chuxing e participação no Fórum Brasil-China Challenge, que acontece no início de setembro. O prêmio foi oferecido pela 99.

Além da viagem, a Scipopulis terá direito a um mês de estágio para até quatro pessoas oferecido pela Serasa Experian, em seu DataLab. Isso possibilitará à Scipopulius o acesso a mais de 20 mil dados diversos que poderão ser usados no aperfeiçoamento de seus projetos.

SCIPOPULIS, PARCEIRA DO DIÁRIO DO TRANSPORTE:

Desde a inauguração de nossa nova plataforma digital, nós do Diário do Transporte estamos contando com a parceria da Scipopulis na apresentação de uma janela com dados das linhas de ônibus mais lentas da cidade de São Paulo. As linhas mais lentas são um dos indicadores que a Scipopulis consegue fornecer através do seu algoritmo de análise de dados que processa os dados de GPS dos ônibus em tempo real para cálculo da velocidade média. A parceria entre Scipopulis e Diário do Transporte tem como objetivo trazer mais informações para os passageiros para que eles possam se preparar e cobrar melhorias.

PRÊMIO DESTAQUE:

O Woole, aplicativo cujo propósito é facilitar o uso de bicicleta como meio de transporte na cidade, recebeu o prêmio destaque no evento. O Woole é um sistema de navegação desenvolvido para ciclistas que oferece opções de rotas rápidas, seguras, ou planas, além da localização de bicicletários e oficinas. O prêmio é uma viagem patrocinada pela Airbnb a São Francisco (EUA) para participar da Conferência TechCrunch, o maior evento de startups do mundo.

Para o secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Sérgio Avelleda, “os finalistas apresentaram soluções que já têm contribuído para a melhoria da mobilidade urbana. Dinâmicas como esta estimulam a visão arrojada para inovar em escala na cidade”.

Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia, destacou que o “Demo Day MobiLab” insere São Paulo entre os dez principais hubs de startups do mundo. “Eventos como esse permitem a inserção da Prefeitura neste ecossistema e fazem com que a sociedade inove e renove sua relação com a cidade”.

Veja as soluções apresentadas pelas demais startups:

Logbee: plataforma de logística urbana, focada em entregas na grande São Paulo

Safe Truck: sistema de prevenção de acidentes viários que auxilia o motorista durante a condução, reduzindo a possibilidade de acidentes

Scipopulis: desenvolvimento de algoritmos e ferramentas de visualização de dados para ajudar cidadãos, gestores e operadores de transporte público

Woole: aplicativo colaborativo para ciclistas que calcula rotas personalizadas e mapeia locais de interesse

ClickFretado: plataforma online que centraliza todas as excursões em uma única página de busca para facilitar a organização de vans e ônibus fretados para eventos.