11/11/14 13h47

Prefeituras podem se inscrever para o American Cities of the Future até 12 de dezembro

Pesquisa do jornal britânico Financial Times classifica municípios do continente de acordo com potencial para receber investimentos estrangeiros; São Paulo foi destacada em 2013

Investe São Paulo

As inscrições para o American Cities of the Future 2015/2016 já estão abertas, e os municípios paulistas podem inscrever-se até o dia 12 de dezembro. O ranking é publicado anualmente em abril pela FDI Magazine, revista inglesa especializada em investimento estrangeiro direto (IED) do grupo britânico Financial Times. Qualquer cidade da América pode participar de forma gratuita – basta preencher o questionário no site http://forms.fdiintelligence.com/acof/2014/.

Trata-se de uma pesquisa que analisa municípios do continente sob os quesitos potencial econômico, capital humano e estilo de vida, conectividade, ambiente de negócios, custo-benefício e estratégia de atração de investimentos estrangeiros.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores contam com questionários respondidos pelas próprias administrações municipais, levando-se em conta também informações das equipes das ferramentas FDI Benchmark e FDI Markets, entre outras fontes.

Além de prefeituras, podem participar da competição agências de promoção de investimento ou desenvolvimento regionais e municipais, secretarias e diretorias de desenvolvimento, ou ainda qualquer outra entidade relacionada ao desenvolvimento econômico das cidades.

Segundo o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, é muito importante que as prefeituras paulistas participem da pesquisa. “Essa é a nossa chance de mostrar que o Estado de São Paulo só é uma potência econômica na América Latina por ter as melhores cidades para receber investimentos e para se viver na região. Não podemos perder a chance de aproveitar uma vitrine tão grande”, explicou o executivo.

Ele ressalta que a FDI Magazine é uma publicação lida por investidores de todo o mundo. Assim, quando um município é destacado no ranking, passa a ser mais conhecido por empresas que estão procurando o melhor local para concretizar seus investimentos.

Em 2013, a cidade de São Paulo apareceu na pesquisa como a cidade latino-americana do futuro. O relatório também trouxe a cidade em segundo lugar na classificação global das cidades da América, atrás apenas de Nova Iorque.
Confira aqui (http://www.investe.sp.gov.br/noticia/sao-paulo-lidera-ranking-do-fdi-de-cidades-latino-americanas-do-futuro/)  a matéria completa.