20/07/17 13h51

Prévia da confiança da indústria sobe em julho, diz FGV

Apesar da alta de 1,2 ponto, a prévia ainda não compensa a perda de 2,8 pontos registrada no mês anterior

Exame

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) melhorou em julho, mas ainda de forma insuficiente para reverter a perda vista no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, em meio à intensa crise política que afeta o governo do presidente Michel Temer.

A prévia do ICI subiu 1,2 ponto, atingindo 90,7 pontos neste mês, após perder 2,8 pontos em junho.

Segundo a FGV, o movimento veio da melhora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das perspectivas para os meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,4 ponto em julho, para 88,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) aumentou 1,2 ponto, para 93,3 pontos.

O resultado preliminar de julho indica avanço de 0,7 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI), para 74,9 por cento.

“O resultado compensaria a queda de 0,5 ponto do mês anterior, mas manteria o NUCI relativamente estável na métrica de médias móveis trimestrais, com alta de 0,1 ponto, para 74,6 por cento”, informou a FGV em nota.

A confiança dos agentes econômicos foi abalada, entre outros motivos, por temores com o andamento da reforma da Previdência –considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem– no Congresso Nacional, depois que o presidente Michel Temer foi alvo de delações de executivos do grupo J&F que acabaram gerando uma denúncia por crime de corrupção passiva.