04/12/15 16h46

Primeira edição do Poupatempo do Exportador atrai mais de 450 empresários em Campinas

Iniciativa da Investe São Paulo fez parte do primeiro Seminário de Capacitação do Exportador do SP Export, programa de incentivo às exportações do Governo do Estado

Investe São Paulo

Pão de queijo, bananada, ventilador, balança, aquecedor, produto de limpeza, curso de idiomas. Esses são alguns exemplos dos produtos e serviços que empresas de toda a região de Campinas pretendem comercializar fora do Brasil. E foi no Poupatempo do Exportador, montado pela primeira vez em Campinas pela Investe São Paulo nesta sexta-feira, 4 de dezembro, que os mais de 450 empreendedores puderam colher informações sobre serviços como exportar ou melhorar sua participação no comércio internacional.

A estrutura fez parte da programação do primeiro Seminário de Capacitação do Exportador do SP Export, programa de incentivo às exportações recém-criado pela agência de promoção de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir de agora, a Agência fará mais 19 edições do evento em outras regiões do Estado.

O evento, realizado no Centro de Convenções Expo D. Pedro, contou com a parceria da Prefeitura de Campinas, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp - Campinas), Lide Campinas – Grupos de Líderes Empresariais, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Desenvolve SP.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França, que representou o governador Geraldo Alckmin, ressaltou durante a cerimônia de abertura a importância das exportações para o atual momento da economia nacional:

“O Brasil só vai virar o jogo se a virada começar por São Paulo. Nós podemos fazer acontecer. No nosso Estado, temos a melhor infraestrutura logística, o melhor corpo técnico e tecnológico, inteligência comercial e estabilidade política. O comércio exterior ainda tem espaço para que os empresários paulistas vendam 33% a mais do que vendem hoje”, disse França.

“Tem se falado muito das dificuldades econômicas que estamos enfrentando, mas nós decidimos observar as oportunidades e focar na superação delas. Essa iniciativa vai mostrar ao empresariado que a exportação é possível e que existem vários parceiros nossos que podem ajudá-los nessa empreitada”, disse o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.

“Embora a região de Campinas já tenha uma importante atuação no comércio exterior, é importante conhecer o perfil dos empresários para saber como ajudá-los. Por isso, governos federal e estadual estão trabalhando em parceria para que esses seminários ajudem a incrementar a relevância do Brasil no cenário internacional”, ressaltou o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Herlon Alves Brandão.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também ressaltou a importância do município, lembrando que a cidade foi considerada a quinta melhor para empreender no Brasil segundo estudo divulgado recentemente. “Cerca de 70% dos participantes inscritos para este evento são empresários. Isso mostra que o empresariado da região está interessado e empenhado em incrementar seus negócios, inclusive internacionalmente”, declarou.

O presidente da Desenvolve SP, Milton Santos, parabenizou a organização do evento e disse que a agência de fomento estará presente em todas as edições do SP Export.

Capacitação do exportador
O serviço Poupatempo do Exportador reuniu ao longo de todo o evento órgãos e instituições em cinco temáticas de atendimento aos empresários: capacitação, financiamento, adequação de produtos, ações de promoção e estudos de inteligência de mercado.

Os empreendedores participantes puderam tirar dúvidas e se inscrever em serviços ligados ao comércio exterior. O objetivo era identificar in loco as necessidades específicas da iniciativa privada da região na conquista de mercados no exterior e propor soluções. O atendimento começou no evento, mas terá continuidade de agora em diante, com a supervisão da equipe da Investe SP.

Entre as instituições e órgãos participantes do Poupa Tempo do Exportador, estão a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), o Ciesp - Campinas, MDIC, os Correios, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e a Apex-Brasil.

O evento contou ainda com apoio de diversas associações de classe, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).