05/06/18 09h28

Programa de qualificação para exportação tem inscrições abertas para últimas vagas

Realizado por meio de convênio com a Apex-Brasil, PEIEX é oferecido para pequenas e médias empresas paulistas dispostas a iniciarem ou melhorarem plano de internacionalização de negócios

Investe São Paulo

Para ajudar empresas a atuar em mercados fora do Brasil, a Investe São Paulo está com inscrições para um programa gratuito de mentoria do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Serão selecionadas 20 companhias. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/scJ4Ur.

O programa tem como o objetivo estimular e promover a cultura exportadora, principalmente em pequenas e médias empresas. Podem se inscrever companhias que possuem perfil e potencial para exportação sediadas nas seguintes cidades listadas nesse link. Quem participa tem a oportunidade de receber mentoria individual de técnicos especializados em comércio exterior que ajudam no diagnóstico e no desenvolvimento de um plano de atuação.

Atualmente, 82 empresas estão sendo atendidas pelo núcleo coordenado pela Investe São Paulo, que engloba 55 municípios – todos dentro de um raio de 100 km da capital paulista. A meta é atender, até o final do ano, 130 empresas no total.

“O auxílio foi muito importante pois anteriormente nós exportávamos de forma ‘incidental’, ou seja, sem planejamento. Agora temos consciência das nossas ações e dos melhores serviços e produtos para serem exportados e estamos a caminho de um crescimento sustentável”, afirmou o produtor executivo da Input Arte Sonora, Mário di Pol. A empresa trabalha com finalização de som para audiovisual e foi uma das atendidas pela primeira fase do programa.

Como funciona

As empresas selecionadas devem ter algum serviço ou produto com potencial para exportação, disponibilidade para serem capacitadas e CNPJ. No início do atendimento, os técnicos do PEIEX verificam o nível de preparo da empresa para exportar, avaliando junto ao representante de cada empresa os procedimentos e controles existentes.

A partir daí, inicia-se uma série de 80 horas de qualificação em exportação direta (venda para outros países) e indireta (venda por meio de empresas especializadas em exportação), o que costuma durar em média 90 dias, culminando na criação de um plano de exportação. Ao final do processo, a empresa participa também de um “evento teste”, em que buscará expor seu produto a compradores internacionais.

Ao longo do PEIEX, as empresas participantes têm acesso não só à mentoria personalizada dos técnicos, mas também a palestras, workshops e eventos de networking junto com as outras companhias participantes do programa.

Histórico

A primeira fase do convênio firmado entre a Apex-Brasil e a Investe São Paulo no início de 2016 para o Programa foi um sucesso, já que 80% das empresas que responderam à pesquisa de satisfação consideraram-se muito satisfeitas ou satisfeitas com a mentoria.