22/11/17 13h41

Programa vai selecionar 15 startups para imersão e internacionalização

PE&GN

O programa StartOut Brasil vai selecionar até 15 startups com potencial de internacionalização para participar de um ciclo de imersão, com direito à consultoria especializada, mentoria e treinamento de pitch. Com lançamento previsto para 24 de novembro, o programa tem como objetivo inserir startups brasileiras nos ecossistemas de inovação mais promissores do mundo.

As startups selecionadas poderão participar de uma missão brasileira com apresentação, encontros organizados por matchmakers e demo day para possíveis investidores e clientes. Estão previstas ainda visitas a aceleradoras, incubadoras e empresas, além de uma rodada de reuniões com prestadores de serviços.

A iniciativa – que reúne Apex, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Anprotec e Sebrae – conta com quatro módulos no ciclo de imersão. Cada um deles  em um ecossistema específico. A primeira fase é Seleção e Capacitação, em que as startups interessadas se inscrevem no programa e são avaliadas por uma banca. As 15 melhores serão preparadas para imersão nos ecossistemas estrangeiros.

Durante 4 a 6 semanas, as empresas vão receber consultoria especializada em internacionalização, com acesso à trilha Plataforma para o Mundo da Apex-Brasil, sessões com mentores e de treinamento de pitch.

A segunda etapa, Missão, é a oportunidade de conhecer in loco o ecossistema estrangeiro. Durante essa fase, será feito um reforço no treinamento de pitch e uma agenda voltada para prospecção de clientes e investidores, assim como visitas a aceleradoras e incubadoras. As startups participam de um seminário de oportunidades, reuniões e demo day para atrair investidores.

Na volta da viagem, as startups entram na terceira etapa, Reconhecimento, quando receberão acompanhamento personalizado para maximizar oportunidades de negócios que tenham sido identificadas no exterior. Terão mais duas sessões de consultoria e depois vão aprimorar sua estratégia de expansão.

Na última fase do programa, Softlanding, as startups receberão apoio para se instalar no país escolhido e promover a exportação de seu produto ou serviço. Nessa etapa, haverá apoio do Setor de Promoção Comercial (SECOM) das embaixadas do Brasil e as empresas poderão se valer dos serviços da Apex-Brasil e da rede internacional de parques tecnológicos da Anprotec.