07/06/18 12h21

Projeto da universidade irá monitorar dados da RMC

Correio Popular

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) apresenta oficialmente, na próxima terça-feira (12), às 9h30, o Observatório da PUC-Campinas, um Projeto de Extensão Universitária que vai monitorar dados socieconômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento oficial de abertura, que acontece no auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, Campus I, contará com a presença do Arcebispo Dom Airton José dos Santos, e do Reitor da universidade, Prof. Germano Rigacci Júnior.

Concebido como Projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o Observatório PUC-Campinas busca definir parâmetros socioeconômicos relevantes da RMC, selecionar indicadores, recolher, processar, analisar e sistematizar dados e divulgar as informações tiradas desse processo, que poderão ser usadas pro diversos setores da sociedade. A partir da coleta e análise dos dados, o Observatório vai emitir boletins sistemáticos, permitindo, ainda, a construção de dados cumulativos, reveladores do perfil socioeconômico da RMC.

Já na cerimônia de apresentação do Projeto, na terça-feira (12), será distribuída uma edição-síntese do boletim informativo do Observatório, com os resultados dos primeiros estudos do Centro de Economia e Administração (CEA), que abriga a faculdade de Ciências Econômicas. Esses estudos mapeiam a realidade socioeconômica da RMC em quatro eixos, sendo eles Atividade Econômica/Comércio Internacional; Emprego/Renda; Sustentabilidade/Desafios do Milinênio; Indicadores Sociais. A síntese busca seu objetivo, de fornecer um panorama da realidade socioeconômica, em três níveis, sendo o primeiro de situar a região no Estado de São Paulo; o segundo de especificar as características mais distintivas; e o terceiro de mostrar a heterogeneidade dos municípios que compõem a RMC, enumerando características que marcam sua identidade, mostrando potencialidades e desafios.

O Observatório da PUC-Campinas resulta dos projetos de extensão de quatro professores doutores da Faculdade de Ciências Econômicas, que vão atuar na captação e análise dos dados, assim como gerenciar os meios e as formas de divulgar essas informações, focando na publicação sistemática de boletins. O projeto inclui, também, a participação de alunos extensionistas, orientados por esses professores, e parcerias com entidades diversas, com destaque para a Agência Metropolitana de Campinas, Agemcamp.