30/06/16 15h16

Projeto quer fomentar exportações de produtos produzidos em Araraquara

Entidades e órgãos públicos se organizam para mandar os produtos da cidade 'para fora'

Araraquara.com

Se a crise econômica brasileira tem dificultado e reduzido as vendas no mercado interno, por que não exportar? Nada mais vantajoso nesse momento em que o câmbio do dólar favorece as vendas e deixa os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.

Parece simples, mas não é. Essa decisão não é nada fácil e grande parte do empresariado tem dúvidas e receios na hora de pensar em exportação, mesmo que seus produtos sejam tão ou até mais inovadores que os concorrentes. Além das dúvidas, a burocracia brasileira também é sempre um peso negativo a mais.

Exatamente para auxiliar os gerentes das indústrias instaladas na cidade é que foi montada uma verdadeira força-tarefa entre órgãos e entidades ligados ao ramo para, juntos, contribuir e ajudar os empresários a exportar mais.

É o ‘Exporta Araraquara’, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae-SP, Ciesp/Fiesp, Correios, Banco do Brasil, Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Araraquara, Acia e sindicatos patronais.

Com lançamento previsto para 14 de julho, o programa tem como meta alcançar ao menos 150 indústrias já de início. “Araraquara tem se saído bem no quesito exportação, mas precisamos diversificar mais os nossos produtos”, comenta Marimar Guidorzi, Secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável.

O programa

A iniciativa prevê que as indústrias sejam divididas em dois grupos. O primeiro será composto por empresas que já possuem boa estrutura e que eventualmente já exportam. Os gestores poderão, gratuitamente, receber capacitações e orientações de um monitor extensionista do Programa de Extensão Industrial Exportadora, o Peiex, mantido pela Apeix Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações).

Já as indústrias que ainda estão num estágio mais inicial de gestão e estrutura poderão participar do ‘caminhos para exportação’, e assim, receber palestras e orientações de técnicos de vários órgãos, como o Ciesp e o Sebrae-SP. A ideia é que, gradualmente, elas cheguem ao estágio necessário para exportar seus produtos.

Empresas interessadas receberão capacitação gratuita
Todas as indústrias instaladas na cidade poderão participar do ‘Exporta Araraquara’, seja recebendo a visita de monitores extensionistas da Peiex ou palestras e cursos para chegar ao nível necessário para a exportar suas produções.

O diagnóstico e a capacitação ocorrerão na própria empresa, com até 40 horas de aprendizagem e mais de 250 itens avaliados, como: produto, condições de trabalho, organização, logística, administração, entre outros.

“É um projeto elaborado sob demanda para Araraquara, pois engloba um número maior de empresas e em diferentes estágios”, comenta Daniel Palácio, gerente regional de Araraquara do Sebrae-SP. Ainda de acordo com Palácio, é importante que os empresários aprovem, participem e mantenham o compromisso com o programa, que terá custo zero para as empresas. “Muitos têm receito e pouco conhecimento sobre o tema exportação. Esperamos conseguir auxiliá-los”, afirma.

A expectativa dos organizadores deve se realizar. Já há empresários e diretores dispostos a participar, como José Carlos Gonçalves, da Led Visual Médica, empresa que produz equipamentos e lâmpadas para aparelhos médicos.

“Temos uma boa estrutura, mas ainda exportamos pouco. Queremos crescer e vamos aprovar esse projeto, que promete ser muito bom para toda a indústria de Araraquara”, comenta.