18/09/17 14h18

Projeto 'Startup São José' vai começar a funcionar em 2018

Mesmo difundido no mundo empresarial, conceito de startup ainda é pouco compreendido. Exemplo de sucesso nesse 'novo' modelo de negócios, Quero Educação, coloca Know-how à disposição da prefeitura

O Vale

No mundo dos negócios, a máxima 'tempo é dinheiro' é considerada uma verdade absoluta, principalmente quando se trata de startups. São José dos Campos, que carrega o empreendedorismo como uma de suas principais marcas, quer evitar perder mais tempo e colocar em funcionamento no início de 2018 o 'Startup São José', projeto que visa incentivar esse modelo de empresa na cidade.

O programa, iniciativa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, pretende oferecer suporte operacional e de gestão aos empresários que integrarem o projeto, que já conta com importantes parceiros, como a Embraer, FDC (Fundação Dom Cabral), BrazilLab, e Wayra, empresa aceleradora do grupo Telefônica.

"Cada uma irá participar de maneira diferente, trazendo sua expertise em inovação e também em gestão de programas de apoio ao desenvolvimento de startups, como programas de aceleração, realização de eventos e palestras, encontros para desafios e solução de problemas propostos", explicou o secretário de Inovação, Alberto Alves Marques Filho.

Os trabalhos serão realizados na Casa do Café, localizado no Parque da Cidade, zona norte, que está sendo equipada para receber as cerca de 100 empresas mapeadas pela prefeitura que possuem características de startup. Apesar de ser um termo muito difundido, seu conceito ainda é pouco compreendido.

As startups, entre outras coisas, possuem a característica de alto potencial de crescimento financeiro, capital pulverizado, tem gestão dinâmica e é rápida na criação de produtos. Para chegar a essas empresas, a prefeitura pretende lançar esse ano um edital para selecionar quem realmente possui esse tipo companhia. "Estamos trabalhando para lançar até o final do ano esse edital. Acreditamos que será possível", afirmou o secretário.

Quero Educação, startup de São José, é exemplo de sucesso nesse 'novo' negócio

A startup Quero Educação, nasceu em São José no ano de 2012 com o objetivo de transformar o sistema educacional no País, facilitando o acesso de estudantes ao ensino superior mediante um preço acessível nas mensalidades. A empresa é o maior exemplo de sucesso que o município possui nesse 'novo' conceito de empreendedorismo. "O problema de startup é você não saber se vai dar certo. No Brasil é muito difícil captar recursos, precisa também existir um trabalho com financiadores", disse André Narciso, diretor da Quero Educação.