06/09/18 12h24

Prudente é a 50ª cidade mais inteligente do país

Embora tenha recuado uma posição, município ainda é destaque em estudo que avalia potencial de desenvolvimento tecnológico

o Imparcial

Presidente Prudente é considerada a 50ª cidade mais inteligente, conectada e sustentável do país, revela o Ranking Connected Smart Cities, levantamento que avalia o potencial de desenvolvimento de 700 municípios brasileiros. Na comparação com o desempenho do ano passado, no entanto, a capital da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, que ocupava o 49º lugar, recuou uma posição. Para elencar as 100 localidades com melhores resultados, o estudo leva em conta 70 indicadores, distribuídos em 11 setores, sendo mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e informação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Para o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Rogério Marcus Alessi, o desempenho favorável da cidade está diretamente ligado com a tecnologia, uma vez que os avanços nesta área permitem a otimização das políticas públicas. Ele cita como exemplo o uso do georreferenciamento para viabilizar vagas em unidades de ensino infantil de acordo com o endereço dos alunos. Aponta que Prudente foi o primeiro município que se valeu dos recursos tecnológicos para “zerar a fila de espera” e “distribuir uniformemente as crianças em creches próximas de suas casas”, em cumprimento à legislação, que preconiza que os estudantes sejam matriculados em escolas situadas a 1,5 quilômetro da casa da família.

O secretário acrescenta que a avaliação positiva pode ser atribuída ainda à informatização dos sistemas de atendimento, que estreita e simplifica as relações com a população. Nesse sentido, menciona a Central de Atendimento 156, que também conta o serviço de georreferenciamento; o Portal da Transparência, por meio do qual os munícipes podem acompanhar todas as informações de interesse público referentes a receitas, despesas, fornecedores, programas, ações e projetos; e o Prudente Digital (prudentedigital.com.br), plataforma que fornece 40 serviços aos usuários. “Hoje, a maior parte dos serviços prestados pela administração está disponível na internet. Na medida em que o cidadão consegue resolver boa parte dos seus problemas online, como tirar certidões, solicitar segundas vias e acompanhar os processos, a necessidade de ir até a Prefeitura é baixa”, comenta.

Rogério completa que este atendimento deve ser potencializado com a construção do Atende Fácil, uma espécie de Poupatempo municipal que reunirá todos os serviços da Prefeitura em um único lugar. Com isso, o munícipe não precisará se deslocar de uma secretaria para outra a fim de requerer um documento, por exemplo. A Setec pretende ainda intensificar a informatização dos atendimentos, de modo que todos os processos sejam digitalizados. “Em uma atualização de cadastro, não será preciso reapresentar documentos, pois tudo estará arquivado em ambiente digital”, adianta. O prédio será erguido em um terreno da Vila Marcondes e as obras estão previstas para serem iniciadas no fim do ano ou início de 2019.

METODOLOGIA

Em sua quarta edição, o Ranking Connected Smart Cities é elaborado a partir do mapeamento das principais publicações internacionais e nacionais sobre cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis e demais artigos sobre o assunto ou assuntos correlatos. Conforme a Urban Systems, idealizadora do ranking, o material é posteriormente estudado e destrinchado a fim de identificar a viabilidade de uso de cada conceito ou indicador em território nacional no nível municipal da informação.

Durante a pesquisa, os referidos indicadores são pensados para atender a um dos 11 setores mencionados. Ao final, as 100 melhores cidades figuram um ranking geral, ao passo que os 50 municípios com desenvolvimento mais marcante em cada um dos setores são destacados em rankings temáticos. Mais informações podem ser encontradas no site do estudo, cujo link é connectedsmartcities.com.br.

NÚMEROS

indicadores são considerados para avaliar desempenho dos municípios

setores são critérios para definir o desenvolvimento das cidades

localidades compõem o ranking dos municípios mais inteligentes