21/11/17 14h23

Puma pode se instalar no interior de São Paulo

Notícias Automotivas

A Puma está retornando e a cidade de Agudos, no centro do estado de São Paulo, pode ser o local escolhido para construção de sua nova fábrica. Dirigentes da empresa se reuniram com o prefeito Altair Francisco Silva, que revelou a intenção da companhia de investir R$ 20 milhões no empreendimento, que pode gerar 1.000 empregos diretos e indiretos na região, após cinco anos.

Luiz Roberto Alves da Costa e Reginaldo Galafazzi, representantes da Puma, revelaram também que a intenção, além da construção da fábrica, é fazer um autódromo na cidade. Este serviria como pista de testes para os esportivos da marca brasileira. A empresa busca uma área de pelo menos 50 hectares na região de Bauru.

Em Agudos, dirigentes da Puma e representantes da prefeitura, visitaram um terreno na cidade, que poderia servir para a construção da fábrica de esportivos. A administração municipal se mostrou otimista com a visita dos empresários e acredita que a cidade reúna as condições ideais para a instalação da planta de produção e do autódromo.

O projeto de retorno da Puma após alguns anos de ausência, se deu através da união de alguns empresários e antigos sócios da empresa, após encontros em competições e restauração de um exemplar do Puma GT de 1974. De volta ao cenário automotivo nacional, a marca vai oferecer um lote de 10 exemplares do modelo GT Lumimari, que é uma referência à empresa que originou a marca.

O Puma GT Lumimari tem carroceria em fibra de carbono com reforços em fibra de carbono e chassi tubular de aço, bem como motor de 180 cv com 25 kgfm, suspensão de duplo “A”, câmbio manual de seis marchas, pneus Pirelli P Zero, pinças de freio com quatro pistões, rodas de alumínio aro 17 polegadas e peso de 915 kg.

Os compradores – que pagarão R$ 150 mil em 15 parcelas de R$ 10 mil – ganham uma série de direitos, entre eles de participar de eventos exclusivos da marca e ter prioridade nos futuros lançamentos, por exemplo. Além do GT Lumimari, a Puma comercializa o modelo 52, que é voltado para competição com motor 1.6 de 120 cv e peso estimado de 570 kg.

Em 1964, surgiu o primeiro de uma longa série de esportivos, o GT Malzoni. No início, a Puma comercializou seus carros esportivos com mecânica DKW, sendo substituídos em 1968 pela Karmann-Ghia Volkswagen, devido à compra da antiga empresa alemã pela VW. No ano de 1974, surgiu o famoso Puma GTB, que utilizava mecânica do Chevrolet Opala.

De olho no mercado de caminhões leves, a Puma lançou seu primeiro caminhão em 1978, utilizando chassi próprio e motor diesel MWM ou Perkins. Por conta de dificuldades financeiras, a Puma vendeu suas marcas e modelos para a Araucária Veículos. Dois anos depois, a Alfa Metais assume a produção dos veículos da marca. Em 1995, o AM4 Spyder foi o último esportivo da marca, enquanto o último caminhão 7900 foi entregue em 1999.