27/08/14 14h09

Raccortubi anuncia primeira unidade brasileira

Empresa italiana instala Centro de Distribuição em Jacareí, onde em 2015 será feita uma fábrica de conexões para linhas de tubulação; Projeto é atendido pela Investe SP

Investe São Paulo

O Grupo italiano Raccortubi, um dos mais importantes fabricantes, fornecedores e estoquistas de produtos tubulares em aço inoxidável, duplex e ligas especiais no mundo, anunciou nesta quarta-feira, 13 de agosto, o início de operação em sua primeira unidade sediada nas Américas. Instalado em Jacareí, há 80 km da capital paulista, o centro de distribuição recebeu investimentos que, até 2017, vão alcançar R$ 5,5 milhões, e incluem a instalação de uma unidade produtiva a partir de 2016.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, está assessorando o projeto desde março de 2013. “Ajudamos a Raccortubi principalmente na busca para um local adequado para o investimento. Como a empresa vai fornecer para a cadeia de Petróleo e Gás, recebeu atendimento prioritário na agência”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Inicialmente, a italiana instalou em Jacareí um centro de estoque e distribuição para conexões e tubos com e sem costura em aço inox, ligas especiais padrão Schedule e flanges em aço inoxidável. Esses produtos são utilizados em sistemas de tubulação e processos industriais presentes em plataformas offshore, refinarias, petroquímicas, indústrias químicas e de papel e celulose.

“A Raccortubi está realizando um plano de investimentos fora da Europa, com o intuito de diversificar os mercados. Já temos filiais no Oriente Médio (Dubai) e na Ásia (Cingapura), e identificamos a necessidade de uma planta no Brasil que possa, no futuro, tornar-se um hub da empresa na América Latina”, diz o diretor geral da empresa no Brasil, Pietro Federico Netto. Ele explica que a necessidade de conteúdo local da Petrobrás, um dos clientes da empresa, também influenciou a decisão.

A empresa avaliou que o Estado de São Paulo seria ideal para a sede principalmente por concentrar a maior parte de seus fornecedores e clientes. Assim, com a ajuda da Investe SP, a Raccortubi buscou um município que aliasse, ao mesmo tempo, facilidade de acesso ao Porto de Santos, ao Rio de Janeiro e à capital paulista – e Jacareí atende a todos esses requisitos.

“Nossos clientes poderão contar com um serviço personalizado e sob medida, com prazos eficientes”, ressaltou Federico.  Na primeira etapa do projeto a empresa vai revender produtos confeccionados pela Tecninox Srl na Itália, empresa do grupo responsável pela produção dos componentes. Para complementar a gama de produtos e atender às exigências de conteúdo local, uma unidade produtiva será instalada na planta de Jacareí a partir de 2016, também com o nome de Tecninox, reproduzindo a estrutura estabelecida pela holding italiana. Até 2017, cerca de 20 postos de trabalho devem ser criados, gerando um faturamento de cerca de R$ 10 milhões por ano.

Sobre o Grupo Raccortubi
Fundado em 1949, em Milão, a o Grupo Raccortubi iniciou suas atividades como estoquista e distribuidora de conexões em diferentes tipos de aço para as grandes empresas de construção que haviam se estabelecido na Itália no final de Segunda Guerra Mundial.

Liderada pela família descendente de PierGiorgio Pentericci, a empresa cresceu em linha com a modernização da infraestrutura industrial do país, criando uma reputação de confiabilidade a nível mundial no fornecimento de componentes de tubulação de todos os diâmetros, espessuras e materiais metálicos.

Em 1988, com o objetivo de uma maior autonomia com relação a fornecedores e as flutuações do mercado, a Raccortubi fundou a Tecninox em Sarmato (Piacenza - Itália), fabricante de conexões padrão Schedule em aço inoxidável e ligas especiais. A empresa se posicionou entre os primeiros a usar esse tipo de tecnologia de vanguarda no contexto europeu, tornando-se um fornecedor mundial do produto.

Hoje o Grupo fatura cerca de 50 milhões de euros por ano e emprega aproximadamente 130 funcionários ao redor do mundo.