26/07/16 14h51

Ramo da moda está em expansão em Araraquara

Com quase 500 confecções na cidade, fora as empresas já consolidadas em toda região, setor está em alta no interior

Araraquara.com

Engana-se quem pensa que as tendências da moda só começam nas grandes capitais. Araraquara e cidades da região têm se destacado neste setor e daqui para frente o intuito é crescer cada vez mais. Para se ter uma ideia da capacidade de produção, existem 483 empresas no ramo de confecção hoje no município, segundo dados do cadastro de contribuinte mobiliário.

Segundo a coordenadora do curso de design de moda na Uniara, Vivian Huss, existe campo para investir na moda no município em diferentes setores, como produção e serviços. “Araraquara é uma referência para os consumidores da região e da própria cidade”, avalia. Ela também explica que o leque de opções para quem deseja trabalhar no ramo aumentou, possibilitando mais oportunidades de trabalho por aqui.

Como a cidade está em constante crescimento, cada vez mais empresas estão se instalando e se consolidando em Araraquara. Um exemplo é a Lupo, que assinou o contrato de aquisição neste mês para comprar o grupo Scalina, das concorrentes Trifil e Scala. Em Matão também temos a confecção da Elite, marca de produtos esportivos presente em diversas cidades.

Oportunidade

Para Vivian, ter grandes empresas na cidade reforça o potencial de consumo da moda e também na mão de obra qualificada, já que muitas dessas empresas oferecem cursos para os funcionários poderem ingressar no mercado de trabalho.

As oportunidades neste setor, porém, vão muito além das confecções. “São profissões que abrangem desde varejo de moda, visual merchandising, marketing de moda, gerente de produto, estilista, modelista, fotografia, produtor de eventos, representantes de grandes marcas e matérias primas, comprador para multimarcas, designer de estamparia, figurinista e consultor. O importante é sempre se atualizar, informação, conhecimento e prática fazem a diferença”, finaliza.

Vem aí o ‘Interior Fashion Arts’

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Ribeirão Preto será palco do Interior Fashion Arts (IFA), que envolverá feira de negócios atacadista, palestras e desfiles de grandes estilistas, no Centro de Eventos Taiwan.

A feira de negócios, que já tem 30% dos estandes vendidos, é a grande aposta de fabricantes da região que querem abrir ainda mais mercado em todo o Brasil. Por outro lado, marcas próprias de outras cidades também estão se preparando para o evento com intenção de ampliar os negócios.

Enquanto ocorre a feira de negócios voltada para lojistas do varejo, quatro desfiles ocorrerão a cada dia. Para o primeiro dia já está confirmado João Pimenta, com coleção exclusiva. O credenciamento de visitantes é gratuito pelo site www.interiorfashionarts.com.br