30/05/18 12h04

Randon faz aportes para melhorar a produtividade

Folha de São Paulo

A Randon, fabricante de reboques e autopeças, investirá R$ 100 milhões até o fim de 2018 no aumento de sua capacidade.

“O valor não inclui eventuais aquisições. O foco é melhorar a produtividade. Vamos direcionar recursos à área de implementos e à fábrica de freios”, diz o vice-presidente de finanças, Daniel Randon.

Entre os investimentos está a modernização de plantas em Caxias do Sul e São Leopoldo (RS), Chapecó (SC), Sorocaba (SP), e Argentina. “A ideia é tornar a fabricação mais ágil e usar materiais mais leves.”

A produção dedicada ao mercado externo, que historicamente representou menos de 20% da receita da empresa, deverá chegar neste ano a R$ 1,12 bilhão —26,6% do faturamento de 2017.

“Prevemos alta da produção nacional do setor, de 83 mil caminhões para 95 mil.”

A paralisação dos caminhoneiros, contudo, poderá afetar o quadro, segundo ele.

“Nossas fábricas começaram a ficar desabastecidas na última quinta (24) e paramos a produção. Quando for normalizada, compensaremos [o tempo perdido] com jornadas aos sábados”, afirma Randon.

“A política de reajustes do preço do combustível tem impacto na renovação da frota. Não faz sentido um país com inflação baixa ter essa volatilidade de custos. Se a Petrobras tivesse concorrente, o preço não sofreria tanta variação assim.”