06/08/15 14h52

Ranking das cidades inteligentes tem Ilha Solteira na 23ª posição e Votuporanga na 45ª

Diário da Regiao

O ranking das 50 cidades mais inteligentes do Brasil conta com dois municípios da região. Ilha Solteira aparece na 23ª posição enquanto Votuporanga é a 45ª. O levantamento inédito foi feito pela Urban Systems, empresa paulista especialista em análise de riscos de negócios a partir da lógica urbana. Foram analisadas 700 cidades. Rio Preto, a maior cidade da região, ficou fora do top 50, aparecendo apenas na 61ª posição. O levantamento levou em consideração 70 indicadores em 11 áreas diferentes.

O estudo também levou em consideração os dados de avaliações oficiais, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). Os resultados foram apresentados durante o Connected Smart Cities, que termina hoje em São Paulo. O evento reúne empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil.

“Há alguns estudos que falam sobre inteligência, mas nenhum pensando em inteligência e conectividade. Visamos o avanço em diversas áreas, dessa forma levamos em consideração todos os fatores que podem colaborar com uma gestão conectada”, explica Willian Rigon, gerente de inovação da Urban Systems.

Em Ilha Solteira, a boa posição no ranking se deve principalmente à educação e à segurança. Tendo um dos câmpus da Unesp, o município foi o 8º melhor no conceito ‘educação’, figurando entre as 10 melhores, ao lado de capitais como Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), a melhor no ranking geral.

Dentro da categoria “educação” foram pesquisados nove indicadores, entre eles vagas em universidades públicas, habitantes com nível superior, nota no Enem e nota no Ideb. Já em segurança, indicador em que Ilha Solteira aparece em 16º, foram avaliados oito quesitos. Homicídios e acidentes de trânsito são dois deles.

“Somos uma das poucas cidades com menos de 100 mil habitantes entre as melhores do ranking. Temos educação de qualidade e duas universidades, uma pública e outra particular. São 3 mil alunos só da universidade pública, 10% da população de 26 mil habitantes. Isso eleva o nível de inteligência na cidade. Na área de segurança, é bom destacar que contamos com câmeras de monitoramento em todas as vias principais”, disse Olair José Isepon, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilha Solteira.

Urbanismo

Entre todos os indicadores, o urbanismo é destaque em Votuporanga. Nesse item, a cidade aparece em 44º entre as 700 cidades. Posição que colaborou para a 45ª posição no geral.

O prefeito Junior Maranhão destaca a revitalização do Centro e as boas notas nas avaliações da educação e saúde como pontos fortes do município. “Sempre estivemos entre os maiores Idebs do Brasil. Na última avaliação do SUS, ficamos entre as dez melhores no grupo de cidades do nosso porte. Também lançamos o programa ‘Votuporanga Educação de Primeiro Mundo’ e colocamos lousa digital e climatizamos em todas as salas de aula”, disse.

Educação em Rio Preto

Com apenas a educação figurando entre as 50 melhores do ranking, na 34ª posição da categoria, Rio Preto ficou em 61º no geral. Nos outros indicadores, as notas não foram informadas, isso porque a Urban Systems divulga apenas os 50 primeiros de cada categoria.

Procurada, a Prefeitura de Rio Preto informou que o secretário de Planejamento, Milton Assis, não poderia comentar sobre a pesquisa por falta de tempo para analisar os dados.

Energia de Catanduva

Também fora do top 50, o município conseguiu um feito no ranking. No item energia, a cidade foi a décima melhor do Brasil. Nesse indicador, os pesquisadores levaram em conta as perdas na rede de energia, domicílios atendidos, produção de energia de diferentes formas, além da iluminação pública. Em tecnologia e inovação a cidade ficou em 48º. Mesmo com essas duas notas positivas, o município ficou na 56ª posição no ranking geral.