23/01/15 14h24

Rede SENAI de Inovação alcança a marca de R$ 100 milhões em projetos

Centros para pesquisa e desenvolvimento de produtos industriais fortalecem apoio da instituição para tornar setor mais competitivo

CNI

Instituto SENAIA rede de Institutos de Inovação criada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) fechou 2014, seu primeiro ano de atuação, com mais de R$ 100 milhões em volume de projetos contratados por indústrias brasileiras que desenvolvem produtos e processos inovadores. Em setembro de 2013, a instituição iniciou as atividades do Instituto SENAI Eletroquímica e, desde então, já colocou em operação outros 12 centros voltados a soluções em automação, tecnologias da informação e comunicação, polímeros, metalurgia, entre outras áreas.

Uma tinta com propriedade autocurativa – que se regenera quando danificada, e a criação do primeiro robô autônomo comercial brasileiro estão entre os projetos inovadores em desenvolvimento nos institutos SENAI. A expectativa é que em dois anos o robô esteja pronto para inspeção submarina de estruturas utilizadas no ramo de petróleo e gás. No total, há 70 projetos já contratados e outros 107 estão em prospecção, o que pode já significar mais R$ 160 milhões nos próximos meses.

O impacto desse trabalho para o sistema de inovação, porém, não são apenas os resultados dos projetos. Na opinião do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, uma das principais implicações disso está no fomento de toda a cadeia de produção de soluções inovadoras. “A cada projeto para uma grande empresa, conseguimos fortalecer outras de pequeno e médio porte da cadeia produtiva, destinadas a prestar serviços para a empresa líder”, afirma Lucchesi.

73 ANOS - A rede de institutos é o maior esforço do SENAI – desde sua criação, em 22 de janeiro de 1942 – para fortalecer a inovação na indústria brasileira e, dessa forma, torná-la mais competitiva. Para isso, conta R$ 1,5 bilhão de financiamento do BNDES e um investimento próprio de R$ 300 milhões, dentro do Programa SENAI para Competitividade Industrial. Além da rede de 25 institutos de inovação e outros 60 de tecnologia, estão previstas também a criação de novas escolas.

O diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal, destaca o fato de que a ampliação do esforço nas áreas de inovação e tecnologia não significa que a instituição tenha se afastado da formação profissional.

Até hoje, o SENAI já formou cerca de 65 milhões de trabalhadores para a indústria em cursos que vão desde a formação inicial e continuada, ao nível técnico, graduação e pós-graduação. Um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, conta com 705 escolas fixas e outras 312 unidades móveis, estrutura que permite atender mais de dois mil municípios brasileiros.