13/05/15 12h25

Royal inicia obras de rede hoteleira e centro de eventos

Agência Metropolitana de Campinas

O mercado de eventos vai alavancar o faturamento do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts. A partir de 2018, quando será inaugurado o Royal Campinas – Convention Business & Hotels, complexo hoteleiro que terá um dos maiores centros de convenções do País, o faturamento do grupo terá um incremento de mais de R$ 90 milhões (US$ 29,5 milhões) por ano. Atualmente, os negócios da área hoteleira geram R$ 150 milhões (US$ 49,2 milhões) em receitas anuais.

Ontem, o grupo e a Odebrecht Realizações Imobiliárias fizeram o lançamento da pedra fundamental do Royal Palm Hall, centro de convenções e exposições que terá capacidade para mais de 5 mil pessoas em montagem de auditório. O empreendimento terá 55 mil metros quadrados de área construída.

A empresa abriga hoje mais de mil eventos por ano de diferentes portes. Com o novo centro, o Royal Palm Plaza pretende atrair grandes congressos e convenções, que agora não podem ser atendidos por falta de espaço nos salões dos hotéis e do resort.

O complexo que irá abrigar o centro de convenções terá também dois hotéis, três edifícios comerciais, praça central e um mall. O novo complexo tem um Valor Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 500 milhões (US$ 163,9 milhões). A área total construída terá aproximadamente de 110 mil metros quadrados em um terreno de 54 mil metros quadrados.

O diretor-executivo do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, Antonio Dias, afirmou que existe uma forte demanda por espaços para congressos e convenções na região. “Temos perdido eventos pela falta de espaço. Com o Royal Palm Hall, teremos capacidade de atender desde os pequenos eventos até congressos para milhares de pessoas. Setores como farmacêutico, automotivo e bancos necessitam de grandes espaços”, comentou.

Ele disse que o centro de convenções irá gerar R$ 50 milhões(US$ 16,4 milhões) de receitas por ano. A estimativa é que mais de 800 eventos sejam realizados por ano no novo espaço. “Os dois hotéis vão gerar cada um R$ 20 milhões (US$ 6,6 milhões) por ano. No total, o faturamento com as operações hoteleiras e o centro vão ultrapassar os R$ 90 milhões (US$ 29,5 milhões)”, ressaltou.

“O complexo será inaugurado em fevereiro de 2018. Uma vantagem é que junto com o centro de convenções teremos outros empreendimentos que se complementam. Teremos hotéis, torres corporativas e um mall”.

O empresário afirmou que a logística facilita a chegada e saída dos hóspedes e participantes dos eventos. “Um vetor importante para o desenvolvimento do empreendimento é o Aeroporto Internacional de Viracopos. A proximidade com as rodovias também é relevante”.

Ele disse que o local vai se posicionar no mercado como uma opção para eventos nacionais e internacionais concorrendo com espaços localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Potencial

O diretor regional da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Cláudio Zafiro, afirmou que o potencial do empreendimento é muito grande. “O complexo será um dos mais modernos do País e usará tecnologia de ponta desde a construção até a administração dos negócios. A Odebrecht fará a construção e a comercialização dos hotéis, das lajes corporativas e do mall. O centro de convenções é um negócio do Royal Palm e a rede também será a responsável pela ad ministração dos hotéis”, disse.

Contrapartida inclui novo sistema viário na região

ORoyal Campinas – Convention Business & Hotels vai gerar 700 empregos diretos durante a construção e mais mil indiretos. Depois de inaugurado, o complexo vai criar 650 empregos diretos e mais 2 mil indiretos. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), afirmou que na contrapartida para a autorização do empreendimento foi estabelecida a implantação de um sistema viário que irá interligar a região do Jardim Nova Europa ao complexo. “Será construído um viaduto sobre a Anhanguera que poderá ser utilizado como uma forma de desafogar a Avenida Prestes Maia”, disse. De acordo com os empreendedores, o viaduto terá quatro faixas. Eles também farão toda a sinalização, alargarão ruas e alças de acesso. As obras terão início no próximo ano e ficarão prontas no final de 2017.