23/10/14 14h45

Russos da Softline fincam bandeira no Brasil

Integradora de TI planeja investir US$ 20 milhões e ter cinco escritórios no País em dois anos, quando pretende faturar US$ 90 mi na operação local

Computer World

Softline acaba de fincar uma bandeira em solo brasileiro. Uma não, duas. A integradora russa que trabalha com soluções Microsoft, Oracle, VMware, Citrix e Veeam abriu dois escritórios no Brasil, um em São Paulo e outro em Salvador, com meta de empregar 40 funcionários ainda esse ano. A companhia planeja investir US$ 20 milhões ao longo dos próximos três anos na operação local.

“Vamos trabalhar duro para atingir nossos objetivos de negócios”, comenta Igor Petlyakov, vice-presidente e responsável pelo projeto de internacionalização da empresa. O executivo ressalta planos otimistas quanto ao desempenho no mercado nacional. A ideia é abrir outras três filias até o final de 2016 e empregar ao todo 70 pessoas no País nesse mesmo intervalo de tempo.

O faturamento previsto para o mercado local já para o primeiro ano gira em torno de US$ 15 milhões, com saltos consideráveis nos períodos subsequentes: US$ 45 milhões (em 2015) e US$ 90 milhões (2016). A ideia é atingir esse crescimento de maneira orgânica.

A função de country manager está temporariamente com Demian Gil Mariño, líder de desenvolvimento de negócios da companhia. A Softline, contudo, deve anunciar um executivo local para tocar os escritórios no país em breve.

A chegada ao Brasil alinha-se a um processo de internacionalização pelo qual a provedora. A meta de atingir 50% de suas receitas de mercados fora da Russia, o que representa um desafio interessante, se considerar que atualmente 90% das receitas vem do mercado russo.

De acordo com a integradora, seu crescimento anual ao longo da última década supera a taxa de 40%. Em 2013, faturou US$ U$ 950 milhões. A expectativa é chegar a US$ 1 bilhão já esse ano.

Atualmente, a Softline está presente em 27 países com mais de 79 escritórios. A ideia é, até o final de 2017, atuar em um total de 35 países. O foco da estratégia mira, primariamente, América Latina e Ásia. Na região, possui bases também na Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela e Costa Rica. Nos planos, ainda, há um escritório no México previsto para o próximo ano.

A companhia atua com ofertas que incluem infraestrutura, cloud computing, virtualização, colaboração, segurança, mobilidade e data center. O portfólio de alianças contempla, além dos já citados acima, outros grandes provedores de tecnologia, como SAP, IBM, HP, Cisco, entre outros.