10/11/17 14h23

Sabesp renova contrato com Taubaté e anuncia investimentos de R$ 265,7 milhões

Serão R$ 77,1 milhões em combate a perdas, como troca de redes; cidade está entre as 20 melhores do Brasil em saneamento

O Vale

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, a renovação do contrato de prestação de serviços entre a Sabesp e a Prefeitura de Taubaté, no Vale do Paraíba, por mais 30 anos. No total, o documento prevê para o período investimento de R$ 265,7 milhões. O evento contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, do presidente da Sabesp, Jerson Kelman e do prefeito, Ortiz Junior.

Taubaté está entre os 20 melhores do país em saneamento, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Um exemplo disso é a despoluição do rio Paraíba do Sul, decorrente das ações da Sabesp em Taubaté e nas demais cidades operadas na região. A melhoria permitiu usar as águas do Paraíba para abastecimento público.

O contrato prevê investimentos importantes no fornecimento de água do município. Só em redução de perdas serão R$ 77,1 milhões em troca de redes antigas, ligações e equipamentos de medição. Deste valor, R$ 8,8 milhões serão aplicados até 2020. O trabalho, inclusive, já vem ocorrendo mesmo antes da assinatura do contrato: 11 km de tubulações estão sendo substituídos neste ano. No momento, a empresa tem frentes de trabalho realizando este serviço no Centro e nos bairros Jaboticabeira e Jardim Ana Emília.

O abastecimento de água também receberá recursos para a ampliação do sistema, acompanhando o crescimento da população e da cidade. Assim, somando a verba para redução de perdas e o aumento da infraestrutura, o fornecimento de água terá ao todo R$ 172,4 milhões.

No sistema de coleta e tratamento de esgoto, R$ 87,9 milhões serão aplicados. As obras incluem a ampliação da estrutura existente, troca de redes coletoras, atendimento das demandas previstas devido ao crescimento da população, bem como a modernização de processos com a utilização de televisionamento de tubulações.

Investimento ambiental

Além dos investimentos diretos em abastecimento e tratamento de esgoto, o novo contrato traz uma contrapartida para execução de ações ambientais complementares ao saneamento. Será destinado ao município o montante de R$ 174,9 milhões para o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura, que aplicará o recurso em melhoria das condições de drenagem, saneamento e gestão dos recursos hídricos da cidade.

Ainda em 2017 serão destinados R$ 23,6 milhões para o Fundo. Nos anos seguintes, a contrapartida será feita na forma de três parcelas de R$ 14,7 milhões a partir de 2018. Após estas parcelas, a Sabesp destinará R$ 107 milhões para o Fundo, ao longo dos 25 anos restantes.