14/10/14 14h00

Safilo, da Itália, planeja fabricar óculos no Brasil

Valor Econômico

A Safilo, segunda maior fabricante de óculos no mundo, colocou em prática neste ano projetos para expandir a sua operação na América Latina.

No primeiro semestre, as vendas na região cresceram 18%, enquanto globalmente a receita da companhia italiana subiu apenas 1,3%, para € 606,3 milhões. "A criação de uma subsidiária independente para a América Latina deveu-se ao potencial de expansão na região", afirmou Angela Gomez, vice-presidente da Safilo para América Latina.

Atualmente, a Safilo possui escritórios em São Paulo, na cidade do México, no México, e em Miami (EUA), que respondem pela operação na América Latina. O Brasil responde por cerca de 60% das vendas da Safilo na região e, no momento, a companhia empreende esforços para reforçar a operação no país. Neste ano, o foco é o reforço de parceiros para vendas no Brasil.

A Safilo também desenvolve campanhas de marketing para tornar o nome da fabricante mais conhecida entre os consumidores. A empresa é dona das marcas Carrera, Polaroid, Safilo, Oxydo e Smith Optics e representa marcas mundialmente conhecidas, como Alexander McQueen, Bobbi Brown, Bottega Veneta, Dior, Gucci, Hugo Boss, Fendi e Marc Jacobs. A companhia não divulga, no entanto, o valor investido no Brasil.

Angela disse que os próximos passos no país consistirão em desenvolver coleções de óculos específicos para os consumidores brasileiros e fabricar localmente os produtos. "No momento os designers da companhia estão concentrados em personalizar produtos para atender ao gosto dos brasileiros", disse Angela. Ela prevê o lançamento dessas linhas já em 2015.

No próximo ano, a Safilo também estudará opções para produção local, o que poderá ser feito por meio de aquisição. "Ainda não posso afirmar com certeza qual será a melhor estratégia para crescer no Brasil", afirmou.

A Safilo é a segunda maior fabricante mundial de óculos, atrás da Luxottica. No primeiro semestre, a companhia registrou lucro de € 31,5 milhões, alta de 23,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. A companhia divulga dados sobre a operação no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o mercado brasileiro de óculos cresceu 8% de janeiro a agosto. Para o ano, a entidade projeta um crescimento do mercado de 11% a 12% sobre os R$ 22,3 bilhões

registrados em 2013. Do total de óculos vendidos no país, 85% são importados.

Grandes empresas do segmento, no entanto, têm empreendido esforços para ampliar sua participação no mercado local. A brasileira Go Eyewear anunciou em setembro investimento de R$ 30 milhões na insta