08/11/17 14h41

São José está no Top20 de franquias abertas no Brasil

Com 663 unidades franqueadas em 2017, São José dos Campos deixa capitais para trás e se consolida como opção de mercado para empresas que buscam expansão de negócios

O Vale

Reconhecida como polo tecnológico aeroespacial, São José dos Campos também está se destacando no mercado de franquias. A cidade ocupa a 17ª colocação em um ranking de municípios brasileiros com mais unidades franqueadas, à frente, inclusive, de capitais.

Os dados são de um levantamento feito pela (Associação Brasileira de Franchising), que revelou ainda o alto potencial de São José para receber empreendimentos por meio de franquias no estado de São Paulo, onde ocupa o 5º lugar em número de empresas desse ramo de negócio.

A cidade registrou alta de 13% no número de redes de franquias, passando de 588 nos primeiros seis meses de 2016 para 663 este ano. Segunda maior média de crescimento do estado, atrás apenas de Jundiaí com 15%.

De acordo com o ranking, São José registrou o terceiro maior crescimento de marcas do segmento no estado, com alta de 19% em relação a 2016, passando de 245 para 292, de um ano para o outro.

O crescimento do nicho de mercado fez com que o empresário Tiago Bastos, 35 anos, abandonasse a carreira de metalúrgico em uma empresa automobilística, para investir na franquia de piscinas iGUi. "Deixei porque queria trabalhar por conta e por estar amparado pela franquia. Na empresa automobilística é diferente, uma hora você tem segurança e de repente você passa a não ter mais", disse.

 

LONGEVIDADE

De acordo com Fernando Silva, que é franqueado da Barela, corretora de seguro saúde em São José, o mercado na cidade está aquecido e oferece um bom potencial de retorno para investimentos. 

"Temos o suporte necessário para ampliar a longevidade e o sucesso do negócio", ressaltou Fernando.