19/06/18 11h57

São José ocupa o 1º lugar em ranking mundial do setor aeroespacial

Levantamento foi feito pelo jornal britânico The Financial Times

Meon

Um levantamento divulgado pela fDi Intelligence, revista especializada em mercado internacional do jornal The Financial Times, aponta São José dos Campos como a principal cidade do mundo no ranking de potencial estratégico para desenvolvimento no setor aeroespacial 2018/2019, a frente de cidades como Mississauga, no Canadá, e Cincinnati, nos Estados Unidos.

Através de ferramentas especializadas de marketing, a pesquisa leva em conta cinco aspectos: potencial econômico, desempenho do IED (Investimento Estrangeiro Direto), efetividade do custo, inovação, atratividade e conectividade.  Além disso, foi levado em conta a presença da Embraer, proximidade dos aeroportos de Guarulhos/Campinas, o porto de São Sebastião, presença e trabalho realizado no CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e a cadeia local de fornecedores de peças e partes aeronáuticas.

De acordo com os dados levantados, a cidade conta com funcionários dedicados na promoção do setor aeroespacial internacionalmente, além de contar com o Cluster Aeroespacial Brasileiro,  que incentiva a cooperação entre 100 grandes, médias e pequenas empresas. Para o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto ‘Mano’ Marques, as negociações entre Embraer e Boeing influenciam na busca de investimentos internacionais.

“Essa classificação é importante porque mostra um trabalho correto. A cidade de São José conta com o 3º maior cluster do mundo. Isso faz parte dos investimentos de médio e longo prazo. Com a negociação recente entre a Embraer e a Boeing, isso torna o ambiente propício para investimentos internacionais", afirma.

Outro ponto que é citado na publicação é o alto volume de terra para desenvolvimento do setor aeroespacial na cidade, o que inclui uma área próxima ao aeroporto de São José dos Campos. Segundo o fDi, o local é adequado para operações em grande escala, como manutenção, reparo e instalação de equipamentos aeroespaciais.

A revista também evidencia o Parque Tecnológico de São José , que tem 188 mil metros quadrados, conta companhias voltadas para a tecnologia, programas de treinamento em gestão e oportunidades para negócios e pesquisas.