14/08/14 16h36

São Paulo arrecada mais com turismo

Valor Econômico

O movimento de viajantes brasileiros e estrangeiros durante a Copa aqueceu o turismo em São Paulo, elevando faturamento em bares, restaurantes, hotéis e terminais rodoviários e aeroportos, aponta levantamento do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da prefeitura paulistana.

Segundo o balanço, o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado no setor do turismo entre janeiro e junho deste ano cresceu 7,6% ante o primeiro semestre de 2013, para R$ 132,3 milhões - puxado pelo ganho apurado em junho, mês da Copa, quando o ISS cresceu 23,8%.

O avanço do ISS no setor de turismo foi bem superior ao crescimento desse tributo apurado de maneira geral, de 3,6% no semestre. "Certamente a Copa gerou aumento de visitantes", disse o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit.

Dados da SPTuris mostram que 541,8 mil turistas passaram por São Paulo durante a Copa - 320,3 mil brasileiros e 221,5 mil estrangeiros. Segundo a prefeitura, essas pessoas geraram R$ 1,8 bilhão em receita para São Paulo apenas durante a Copa.

Fora esses visitantes que alimentaram demanda em segmentos da cadeia turística paulistana - com incremento de 20% na visitação de pontos turísticos e de 80% nos restaurantes.

Nos terminais rodoviários houve crescimento médio de 5% no desembarque de passageiros no semestre, totalizando 8,3 milhões de pessoas. E a movimentação nos aeroportos cresceu 8,7% em Congonhas, 15,3% em Cumbica e 11% em Viracopos.

Nos hotéis paulistanos, a taxa média de ocupação ficou em 63,40% ante 65,46% em 2013. Mas o incremento de turistas de lazer acabou mais que compensando essa retração na taxa de ocupação dos hotéis. Tanto que a diária média subiu 7,2% para R$ 332,32 no primeiro semestre de 2014 ante 2013.