22/04/14 17h05

São Paulo é considerado Estado do Futuro pelo Financial Times

Competindo com 237 estados da América do Sul, SP lidera a lista “Estados Sul-Americanos do Futuro” e se destaca em estratégia de atração de investimentos

Investe São Paulo
Divulgação
A revista analisou diversos aspectos de 237 estados e classificando-os em cinco categorias
A revista analisou diversos aspectos de 237 estados e classificando-os em cinco categorias

São Paulo conquistou o primeiro lugar no ranking “South American States of the Future 2014/2015” (Estados Sul-Americanos do Futuro 2014/2015), criado pela FDI Magazine, revista editada pelo grupo britânico Financial Times. Além de liderar o ranking geral, o Estado também foi o principal destaque das categorias “potencial econômico” e “estratégia para promoção de investimentos estrangeiros diretos”.

A matéria com a premiação recém-criada foi publicada na edição de abril/maio da revista. Segundo a publicação, os juízes ficaram impressionados com o grande número de projetos de parcerias público-privadas (PPPs) de São Paulo, que promovem melhorias no sistema ferroviário, aeroportuário, energético e de transporte fluvial dos municípios.

“São Paulo é a segunda maior economia da América do Sul, atrás somente do próprio Brasil. Nosso PIB é o dobro da Argentina, sendo que temos o mesmo número de habitantes. O Estado vem investindo fortemente nos últimos 20 anos em infraestrutura, ensino profissionalizante, ciência e tecnologia. Essa estratégia está se mostrando bastante vitoriosa”, explica o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, responsável pela atração de investimentos para o Estado.

O prêmio analisa dados econômicos e sociais de 237 estados e províncias da América do Sul, criando rankings em cinco categorias quantitativas: potencial econômico, custo-benefício, infraestrutura, capital humano e ambiente de negócios amigável. Dentro de cada uma delas, optou-se por criar quatro subcategorias por tamanho das populações: maiores (com mais de 4 milhões de habitantes), grandes (entre 1,5 milhão e 4 milhões), médios (entre 500 mil e 1,5 milhão) e pequenos (até 500 mil).

“Coletamos, na base de dados do fDi Intelligence do Financial Times, informações atualizadas dos principais estados e províncias da América do Sul. São Paulo se destaca em potencial econômico, capital humano, infraestrutura e ambiente de negócios. Realmente é um estado que se diferencia nestas áreas e também em estratégia de atração de investimentos”, afirma a editora chefe da FDI Magazine, Courtney Fingar.

São Paulo também lidera a categoria “Estratégia de IED” (Investimento Estrangeiro Direto). Neste segmento a publicação utilizou dados qualitativos, a partir de informações providas por 26 estados. Assim, a equipe do FDI Magazine pôde conhecer os detalhes de como cada estado se promove para investidores internacionais. Esses dados foram avaliados de acordo com a importância que cada ferramenta tem no processo de tomada de decisão do investidor.

“Ter um ponto de convergência no Estado onde o investidor pode concentrar todas as demandas de localização de área, interlocução com órgãos públicos e privados e assessoria nos setores ambiental, infraestrutura e tributário é essencial para facilitar a vinda de novas empresas”, disse Almeida. A instituição já anunciou 72 projetos que geraram R$ 22 bilhões de investimentos e 50,4 mil empregos diretos.