03/09/15 10h49

São Paulo lidera ranking brasileiro de startups e ultrapassa a marca de mil empreendimentos

O Estado concentra 28% das startups do Brasil; capital de SP foi eleita a 12ª melhor do planeta para abrir empresas deste tipo

Investe São Paulo

Quando se fala em inovação e empreendedorismo, São Paulo está um passo a frente das demais unidades da federação. Segundo levantamento da ABStartups – Associação Brasileira de Startups, o Estado é o que mais concentra startups no Brasil, com 28% dos empreendimentos do País, um percentual mais de três vezes maior que do segundo colocado Minas Gerais.

“Esta liderança só é possível graças às excelentes universidades do Estado e aos polos científicos e tecnológicos de referência internacional, que favorecem o surgimento de ideias inovadoras e jovens empreendedores. São Paulo está focado em criar condições para desenvolver este ecossistema e, assim, tornar-se abrigo de startups de alcance global em diferentes áreas da economia”, afirmou Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e competitividade do Governo do Estado de São Paulo.

O Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 1 mil startups cadastradas no banco de dados da ABStartups. O número por si só já impressiona, mas a tendência de crescimento também se mostra positiva. Nos últimos quatro meses, por exemplo, o número de startups apresentou um crescimento de 21%.

Ligada à Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a Investe SP tem também entre suas atribuições o gerenciamento de parques tecnológicos e apoio às pequenas e médias empresas, inclusive aos empreendimentos inovadores.

Em outubro, em data a ser definida, a Agência promoverá, inclusive, um seminário para discutir o papel dos parques tecnológicos na promoção da inovação e no desenvolvimento de startups. 

“Será uma oportunidade de reunirmos os principais atores e representantes do circuito da inovação no País e mostrar a importância dos parques tecnológicos para a geração de riquezas e desenvolvimento tecnológico”, comentou Quirós.


Melhor da América Latina

Já o Global Startup Ecosystem Ranking 2015 destacou recentemente a capital do Estado de São Paulo como um dos lugares mais promissores do mundo para o empreendedorismo. Segundo a pesquisa, a cidade é a 12ª melhor do planeta para abrir uma startup, além de apresentar o melhor ecossistema para empresas deste tipo da América Latina.

Nas primeiras posições do ranking, aparecem Vale do Silício, Nova York, Los Angeles, Boston e Tel Aviv. A avalição das cidades baseou-se em performance, disponibilidade de capital, alcance de mercado, talento e capacidade de exportar startups internacionalmente.

Segundo o estudo, os pontos fortes da cidade de São Paulo são a disponibilidade de capital, a performance das startups e o alcance de mercado.


Inovação e o empreendedorismo em SP

Espaços para promoção de inovação, ciência e tecnologia que oferecem oportunidades para startups e empresas de todos os portes transformarem pesquisa em produto, os parques tecnológicos estimulam a sinergia de projetos e experiências entre as companhias que se instalam em seus centros empresariais, tornando-as mais competitivas.

Atualmente, de acordo com a SDECTI, existem 30 iniciativas para implantação de parques tecnológicos no Estado de São Paulo. Seis já obtiveram credenciamento definitivo, dos quais cinco estão em operação: Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), Parque Tecnológico de Sorocaba (Empts), Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (Supera), Parque Tecnológico de Piracicaba e Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec). O Parque Tecnologico de Santos (SantosTec) iniciou as obras civis do empreendimento.

Para oferecer o ambiente necessário para o desenvolvimento de novas empresas, o Estado de São Paulo conta ainda com a Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), subordinada à SDECTI. A RPITec tem por objetivo apoiar, fortalecer e estimular a implantação desses empreendimentos, promovendo a troca de informações entre as iniciativas e o intercâmbio com entidades de fomento à inovação e ao empreendedorismo.

Para mais informações sobre parques tecnológicos e incubadoras no Estado de São Paulo, acesse http://www.investe.sp.gov.br/por-que-sao-paulo/inovacao-ciencia-e-tecnologia/.