08/04/14 11h06

São Paulo passa Rio em lista de destinos preferidos

Cidade foi eleita o melhor destino do Brasil em premiação do site de viagens TripAdvisor que avalia hotéis, restaurantes e atrações

O Estado de S. Paulo

Provavelmente o destino turístico mais conhecido do País, o Rio perdeu a preferência entre visitantes estrangeiros e brasileiros. No prêmio Travelers’ Choice Destinos 2014, promovido pelo site de viagens TripAdvisor e que terá os vencedores divulgados hoje, São Paulo foi eleito o melhor destino do Brasil. O Rio ganhou no ano passado.

"São Paulo é um destino reconhecido por viajantes de todo o mundo, inclusive pelos próprios brasileiros. Em uma pesquisa recente feita com nossos usuários para celebrar os 460 anos da cidade, perguntamos quais eram as suas principais impressões sobre a capital paulista. Entre todos os pontos levantados, a gastronomia foi o item mais bem avaliado", afirmou Blanca Zayas, porta-voz do site no Brasil.

Curtir a noite na cidade, fazer compras e passeios culturais e praticar atividades ao ar livre também ganharam destaque da pesquisa.

Em sua sexta edição, a premiação reconhece cerca de 500 destinos, em 40 países, e se baseia em milhões de comentários no TripAdvisor. As cidades vencedoras são determinadas pela qualidade e quantidade de avaliações dos hotéis, atrações e restaurantes ao longo de 12 meses.

No site de viagens, várias pessoas também citam a Avenida Paulista como um símbolo da cidade. "A Paulista é um local seguro, que tem alguma vida noturna e é o centro comercial da cidade. Eu sempre fico ali, é seguro e barato ir de táxi para qualquer lugar. O Museu de Arte Moderna (Masp) está lá (maravilhoso), além de restaurantes legais. Você consegue sentir São Paulo dali", disse um usuário ao ser questionado se a avenida era um local interessante para se hospedar.

O TripAdvisor tem mais de 150 milhões de avaliações e recebe mensalmente 260 milhões de visitas em todo o mundo.

Turquia
Além de São Paulo, o Brasil tem outras 12 cidades no ranking das 25 melhores da América do Sul. A vencedora sul-americana foi Buenos Aires. Istambul foi o destino campeão no mundo, seguido de Roma, Londres e Pequim.