18/05/17 11h20

São Paulo: projeto de carro híbrido flex busca parceiros

Notícias Automotivas

Na Escola Politécnica (Poli) da USP, em São Paulo, um projeto de carro híbrido flex está tomando corpo no Fapesp-Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI). Este tipo de veículo foi um dos alvos do Inovar-Auto como opção alternativa aos carros híbridos movidos apenas por gasolina, mas até agora não saiu do papel e só deve ganhar corpo no Rota 2030.

A ideia do RCGI é criar um híbrido que tenha motor a combustão abastecido com etanol (E100), gasolina brasileira (E27), gasolina pura, gás natural comprimido (GNV) e biometano (biogás). O grupo de trabalho já tem apoio técnico do Instituto Mauá, mas precisa de um fabricante de veículos para concluir o projeto.

O RCGI está negociando com dois fabricantes de veículos, que poderão ter em seus lineups futuros, o primeiro híbrido flex do mundo. De acordo com os idealizadores do projeto – chamado Hybrid Penta-Fuel Flex Vehicle, o motor flex é o único no mundo que funciona razoavelmente bem com gasolina, etanol ou GNV.

O projeto ainda tem muitos desafios pela frente, entre eles tornar o motor mais eficiente que o flex normal, sendo assim mais econômico e menos poluente. A própria tecnologia híbrida ajudará o motor nessa tarefa, já que o poupará por mais tempo durante a condução. O RCGI tem 29 projetos de utilização sustentável de gás natural, biogás e hidrogênio, além de transporte e armazenamento de CO2 em escala global.