18/09/17 14h41

Sebrae-SP ajuda empresas a aumentar o faturamento

PE&GN

Planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor são três fatores que estão relacionados ao sucesso ou fechamento de empresas.

A Grappin Moda Praia e Fitness, de Pirangi, e a WFM Corretora de Seguros, de Cajobi, são provas da importância da capacitação para o bom desempenho do negócio, ainda mais em tempos de cenário econômico desafiador. Após cursos, palestras e oficinas do Sebrae-SP, as empresas registraram aumento de faturamento e fazem planos para crescer.

A empresária Juliana Graciano Tassiotti e a mãe Neusa Graciano trabalham há mais de 15 anos com confecção. No início, elas confeccionavam roupas e lingerie. O salto da empresa ocorreu com a produção de biquínis, que motivou a abertura de um ponto comercial em 2008. Com o aumento da demanda, mãe e filha começaram a sentir dificuldades na hora de atender os pedidos e buscaram a ajuda do Sebrae-SP.

A empresa já participou de cursos, consultorias e faz parte do programa voltado para o segmento de confecção. “Nosso começo foi sem planejamento, eu e minha mãe com conhecimento na costura e zero em gestão. Crescer sem planejamento é um problema”, afirma Juliana. Com a melhora da produtividade, a empresa segue em crescimento. Só este ano, o negócio cresceu 22% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

A WFM Corretora de Seguros buscou capacitação no início do ano passado, após uma parceria do Sebrae-SP com o Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor-SP). Além da trilha de capacitação, o empresário Wilson Freitas Mendes fez o Empretec, curso com a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha o comportamento empreendedor.

De acordo com Mendes, a capacitação ajudou na descoberta como empresário. “Comecei a ver a minha empresa do lado de fora e não dentro dela. A capacitação abriu a minha visão de empreendedor, mostrou novos caminhos a seguir, me tornou mais crítico, a ver o cliente com outros olhos, a ter uma visão da saúde financeira da empresa, enfim, me despertou o empreendedor que estava adormecido dentro de mim”, destaca.

“As duas empresas são exemplos de como a capacitação pode refletir em resultados positivos para a empresa. Muitas vezes, pequenos ajustes na operação, sem custo nenhum, podem reverter a situação de um negócio”, destaca o gerente regional do Sebrae-SP Rafael Matos do Carmo.