23/08/17 15h16

Secretaria promove evento Revolução Blockchain: Conexão SP-Canadá para Inclusão e Prosperidade

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Download

O evento contou com a participação de um dos maiores pensadores de gestão da atualidade, Don Tapscott.

 

Nesta quarta-feira, dia 23/08, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI) realizou o encontro "Revolução Blockchain: Conexão SP- Canadá para Inclusão e Prosperidade", organizado pela Pasta em parceria com a Investe SP, Blockchain Research Institute e Consulado do Canadá. O evento contou com painéis temáticos, participações de representantes de startups e de grandes empresas como Intel, IBM e Microsoft, além  de uma palestra de  Don Tapscott, escritor e pesquisador canadense, especializado em estratégia corporativa e transformação organizacional, considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade e autor do livro Blockchain Revolution, best-seller, lançado pela Senai- SP Editora. A iniciativa foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do Youtube da SDECTI: https://www.youtube.com/watch?v=eXILHz3Q3a4
A cerimônia de abertura contou com as participações do embaixador do Canadá no Brasil, Ricardo Savone, cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue e do chefe de gabinete da Pasta, Maurício Juvenal. Durante suas palavras, Savone ressaltou a importância de assistir uma palestra de Tapscott, um das personalidades mais renomadas do Canadá, e explicou a contribuição de seu país nos avanços tecnológicos. “O Canadá se destaca como um polo de inovação. Toronto é considerada um dos maiores centros de pesquisa e inteligência artificial do mundo. Temos um grande número de aceleradoras e incubadoras. O governo canadense já trabalha com o sistema blockchain e tem o interesse de compartilhar seu conhecimento para outros países. Essa iniciativa reafirma a agenda conjunta já trabalhada entre Canadá e São Paulo em diversas ações”, concluiu.
Em representação ao vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, o chefe de gabinete, Juvenal, agradeceu a oportunidade de participar e abrir o evento que conta com a  palestra de Tapscott. “Hoje recebemos aqui, o segundo pensador mais influente da atualidade, em minha opinião. É um orgulho poder participar dessa abertura e dizer que esse espaço, construído é destinado à inovação, tecnologia e pesquisa. Acredito que as ideias de Don vão ajudar a transformar a gestão pública de modo positivo e todos aqui presentes ajudarão a fazer essa revolução”, disse.  

Palestra de Revolução Blockchain

O CEO do Grupo Tapscott, pesquisador e curador do Fórum Econômico Mundial, considerado o quarto pensador da gestão mais influente do mundo e autor de diversos best-sellers, Tapscott, abriu sua palestra com uma explicação do que é o blockchain e como o sistema será responsável pelas mudanças nas relações comerciais, financeiras e na vida das pessoas. Ele ressaltou que no novo modelo, a confiança é estabelecida pela colaboração, criptografia e por códigos inteligentes.
Para Tapscott, o blockchain pode mudar tudo o que fazemos, porque não precisaremos mais de fiadores. “Se hoje, quando vamos enviar dinheiro a alguém, temos de passar por um banco, uma operadora de cartão ou um órgão governamental que autentique quem somos e quem é nosso receptor, poderemos fazer operações diretamente com base em um protocolo de confiança provido pelo sistema. O blockchain é algo impossível de hackear e, por esse motivo, é considerado uma plataforma para a verdade e para a confiança. Suas implicações são surpreendentes, não só para a indústria de serviços financeiros, como para quase todos os aspectos da sociedade.
Durante sua exposição, ele ressaltou que as instituições bancárias precisam acordar e usar essa tecnologia ou serão eliminados por não utilizarem o método para transferência de valor. “A indústria de serviços financeiros pode viver grandes transformações. Na pesquisa para o Blockchain Revolution, identificamos oito coisas que essa indústria faz: movimenta dinheiro, armazena dinheiro, empresta dinheiro, troca dinheiro, atesta dinheiro, e assim por diante. E tudo isso pode ser modificado com o blockchain”. 
Segundo ele, o mesmo vale para qualquer negócio. Um exemplo é a música.
“Os artistas costumavam ter a maior parte de seu valor tomado por grandes selos e, hoje, as empresas de tecnologia ficam com a parte do recurso. Agora, imagine se a nova indústria da música fosse um aplicativo distribuído no blockchain, em que eu, como compositor, pudesse postar minhas músicas com um contrato inteligente especificando a forma de uso”.

Tapscott também explicou que na atualidade temos um “você virtual”. “Ele não pertence ao indivíduo, mas sim a outras instituições. Os dados da internet são capturados pelas organizações modernas. A economia cresce, mas a classe médica cai. Fato que esta por traz de todo o populismo que existe, como os demagogos e racistas nos Estados Unidos e em outros países. Temos que apresentar uma personalidade pertencente à pessoa, que pode ser por meio do blockchain. Nós temos que proteger a nossa identidade e o sistema vai permitir esse acontecimento”.O pensador pontuou ainda como o governo pode mudar a sua forma de operação por meio da tecnologia. “Dubai quer ser a primeira nação a operar com o blockchain, a Suécia e a Geórgia também já estudam uma forma de inserir o sistema nas políticas públicas. Cito um exemplo que mostra o benefício da ferramenta. O dinheiro arrecadado após uma catástrofe natural poderia ser por meio de blockchain, não teria como ser desviado. O sistema pode auxiliar no combate a corrupção”, ressaltou.
Durante sua apresentação ele anunciou que no dia 21 setembro será lançada uma oferta pública, que visa ciar um sistema pessoal de comercialização de carbono. “No Carbonex as pessoas terão créditos de carbono, quando compra algo verde. Precisamos reduzir o carbono do planeta. Se não nos preocuparmos agora, teremos coisas terríveis.”
Tapscott terminou sua palestra com uma reflexão e explicou que o blockchain será responsável por estabelecer uma segunda era  onde teremos prosperidade, representantes  mais fortes e cidadania ativa, algo que possa minar a corrupção no mundo.

Painéis

O encontro também contou com dois painéis temáticos. O primeiro deles, “O Impacto do Blockchain no Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social”, trouxe como moderador o representante executivo do BRI, Carl Amorim e o debate entre o pesquisador cientista de Blockchain na IBM, Percival Lucena, a gerente de Contas Governo e Educação da Intel, Ana Varandas e o executivo de Soluções e Desenvolvimento de Negócios para Industria de Serviços Financeiros e Seguradora da Microsoft, Gustavo Paro. Na ocasião os representes explicaram os projetos e ferramentas desenvolvidas por meio do Blockchain em suas empresas.
O segundo painel “Blockchain e Criptomoedas nas Políticas Públicas”, mediado pelo representante da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), do Governo do Estado de São Paulo, Fernando Lobo, contou com as apresentações do CEO da Ecoopower, Rafael Rosado, que falou sobre energia renovável; do membro do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro - ITS Rio, Fabro Steibel e do CEO da Eco Digital e Diretor da Terra da Sabedoria, Egídio Guerra, que apresentou a proposta de um novo Game “Terra da Sabedoria”, desenvolvido pelo Setor de Economia Criativa da SDECTI,  com a proposta de usar o sistema de criptomoedas em políticas públicas voltadas para  inclusão econômica e social. A primeira iniciativa será oferecida a jovens reeducandos do sistema prisional.