03/11/21 12h11

Segurança hídrica é destaque durante a participação de São Paulo na COP26

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

As soluções para manter a segurança hídrica no Estado de São Paulo foram discutidas nesta terça-feira, (02/11), durante a COP26, em Glasgow, na Escócia, pelo Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, e pelo diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, durante o painel “Water Scarcity and resilience: Partnership to identify solutions”. 

Na abertura do evento, ocorrido na chamada Blue Zone, o secretário Marcos Penido destacou que a escassez de água é um desafio global, cada vez mais evidenciada com as mudanças climáticas, e relembrou que, em 2014, a Região Metropolitana de São Paulo viveu um período de estiagem severa, mas conseguiu, a partir de obras realizadas pela Sabesp – a 3ª maior companhia de saneamento do mundo –, garantir o abastecimento de 12 milhões de pessoas. 

“A escassez hídrica e os efeitos de anos de negligência ambiental não têm fronteira, não têm classe social, não nos dividem, mas nos unem. E é com essa união que podemos quebrar barreiras, mudar cultura e trabalhar para deixar um legado para as futuras gerações. É isso que queremos para São Paulo, para o Brasil e para o mundo: união e respeito pelo meio ambiente”, disse Penido. 

O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, explicou o trabalho feito pela companhia na Grande São Paulo para reforçar a segurança hídrica, como ampliação da infraestrutura e a integração de sistemas de abastecimento e ações para conscientização do consumidor final. 

“As mudanças climáticas estão trazendo impactos de curto prazo no setor do abastecimento de água, que são sentidos principalmente com secas mais longas. Mecanismos de adaptação a essa realidade, como gestão da demanda e infraestrutura resiliente, são fundamentais para enfrentar esse desafio”, explicou Benedito Braga. 

O programa Novo Rio Pinheiros, que prevê a despoluição do rio paulista até 2022 também foi abordado nas discussões com os participantes do evento. Na ocasião foram destacados os números relacionados ao projeto como a conexão de mais de 425 mil imóveis ao serviço de saneamento básico, o que corresponde a mais de 80% da meta prevista dentro do projeto. 

A COP26 acontece até 12 de novembro e, além das contribuições nos debates sobre segurança hídrica, o Estado de São Paulo já anunciou no evento o investimento de R$ 100 milhões da Fapesp para Amazônia e reafirmou o compromisso do Estado com as metas do Acordo de Paris. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/11/seguranca-hidrica-e-destaque-durante-a-participacao-de-sao-paulo-na-cop26/