19/10/18 11h50

Sephora busca empreendedoras brasileiras para mentoria e investimento

Gigante de cosméticos promove nova edição do Sephora Accelerate, aceleração para mulheres que empreendem no ramo de beleza

EXAME

*Mariana Fonseca

A Sephora, uma das maiores redes de produtos de beleza no mundo, está com inscrições abertas para a quinta edição do Sephora Accelerate. O programa ajuda mulheres empreendedoras de startups de beleza, sustentabilidade e merchandising a serem bem-sucedidas em seus negócios – e as brasileiras também são procuradas para participar dessa aceleração.

As inscrições vão até dia 31 de outubro e são feitas pelo site da iniciativa. Podem se inscrever apenas mulheres que nasceram no Brasil, no Canadá, na China, nos Estados Unidos, na Europa, no México e no Sudeste Asiático e com escritório principal em países da América onde Sephora opera – Brasil, Canadá, Estados Unidos ou México.

É obrigatório que a candidata seja maior de idade e tenha domínio do inglês, já que todo o treinamento será neste idioma. Já suas companhias devem estar no início de seu desenvolvimento e os produtos ainda não devem ter distribuição em larga escala, mas é preciso ter pelo menos algum protótipo.

HISTÓRICO

A primeira edição do Sephora Accelerate ocorreu em 2016. Segundo a empresa, a iniciativa nasceu da percepção de que, mesmo na indústria da beleza, as empreendedoras ainda não têm tanta representatividade.

A gigante de cosméticos possui mais de 2.300 lojas espalhadas por 33 países. A primeira loja física no Brasil foi inaugurada em 2012, no JK Iguatemi, em São Paulo. Hoje, possui pontos de venda físicos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco, totalizando 23 lojas e 14 pop up stores, e cobre todo o país por meio de sua loja virtual.

Com o programa, o objetivo é extrair o máximo do conhecimento da Sephora no ramo da beleza e criar uma comunidade de apoio para mulheres que estão nos primeiros estágios do desenvolvimento de seus negócios – que, depois, poderão desenvolver propostas inovadoras aproveitadas pela própria Sephora.

SELEÇÃO E PROGRAMA

O processo seletivo para o programa passa pela equipe local da Sephora em cada país – Brasil, Canadá, Estados Unidos e México – e por um comitê global especializado. Ao todo, treze empreendedoras serão escolhidas até março de 2019.

As selecionadas para o Sephora Accelerate terão seis meses de treinamento, que começam com uma ajuda de cinco mil dólares para a startup e uma semana de bootcamp em São Francisco (Estados Unidos), realizado na sede da Sephora em abril de 2019. As empreendedoras receberão instruções sobre análise de mercado, estratégia de empreendedorismo, modelo de negócios e plano de crescimento.

Durante os meses após o bootcamp, as selecionadas deverão resolver desafios de crescimento e de negócios meio do apoio de mentores – líderes da indústria de beleza e especialistas em startups, que vão acompanhá-las individualmente durante todo o processo. Na etapa final do programa, que será em outubro de 2019, haverá um Demo Day. No evento, as empreendedoras apresentarão suas startups para possíveis investidores e parceiros, além de líderes da Sephora.

“O networking com investidores que a Sephora ofereceu possibilitou um acesso muito mais rápido aos diversos canais e oportunidades. A Okira ganhou uma credibilidade importantíssima ao ser associada a uma multinacional líder em vendas de produtos de beleza como a Sephora”, contou em comunidade sobre o programa Heather Ridout, participante da quarta edição do programa e fundadora da Okira Cosméticos, com sede em Olinda, no Recife. A outra empreendedora brasileira já selecionada para o Sephora Accelerate foi Pollini Jorio, CEO do aplicativo Brand Lovers, na terceira edição.