04/04/18 17h30

SES investe em teleporto em Hortolândia

Infraestrutura abre oportunidades para conectividade e distribuição de sinais de vídeo na América Latina

Investe SP & SES
Download Divulgação

Diversos serviços serão oferecidos à partir da  nova unidade

O diretor da Investe São Paulo Sérgio Costa, participou nesta terça-feira, 3 de abril, da inauguração do teleporto da SES em Hortolândia, onde representou o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin.

O objetivo do empreendimento é aumentar a capacidade da empresa de apoiar negócios em toda a América Latina. Nove satélites foram lançados em março de 2017, seis dele com cobertura sobre a região. O novo projeto expande a rede terrestre para complementar seus investimentos no espaço, permitindo a entrega de melhores serviços para seus clientes de vídeo e dados.

Esta instalação, de última geração, prevista para iniciar operações em junho, fornecerá telemetria, rastreamento e comando de satélites (TT&C), bem como acesso à capacidade HTS no SES-14, recursos de monitoramento de satélites da frota da SES e uma ampla gama de serviços, como uplink, downlink e serviços de contribuição para empresas de radiodifusão e clientes de dados.

Graças a esses recursos no solo e no espaço, a SES fornecerá ampla conectividade podendo impulsionar o crescimento econômico e direcionar a transformação digital, além de oferecer mais conteúdo e uma experiência de visualização mais imersiva para telespectadores em toda a América Latina.

A instalação

Com uma superfície de cerca de 5 mil metros quadrados, o novo teleporto terá inicialmente quatro antenas:

• Uma antena de 9 metros para monitorar e controlar o SES-14 (TT&C, ou Telemetria, Rastreamento e Comando), o que significa que os engenheiros de São Paulo terão visibilidade do status e posicionamento do SES-14, 24/7. Esta antena também será usada para transmitir sinais de vídeo e dados através dos feixes de cobertura ampla do SES-14.

• Uma antena de 13 metros em banda Ka para conectividade com o tráfego HTS do SES-14, em toda a América do Sul

• Duas antenas sofisticadas, dual-band, de 3,7 metros com software avançado, chamadas estações de geolocalização, para monitorar parte da frota SES, usadas em caso de interferência para analisar e identificar exatamente de onde vem a interferência

Além disso, três outras antenas serão adicionadas para monitorar a qualidade dos sinais no SES-10, SES-6 e SES-4, o que permitirá à SES garantir uma transmissão de alta qualidade para seus clientes. Em um estágio posterior, o teleporto também adicionará um gateway para o SES-17 além de outras antenas para expansão dos serviços atuais.

O teleporto será adjacente a um teleporto parceiro usado para a frota O3b MEO (Medium Earth Orbit) da SES, com três antenas e um data center.

Trazendo novos níveis de conectividade para empresas e comunidades

O teleporto servirá como um gateway fundamental para processar e transmitir o tráfego HTS (High Throughput Satellite) na América do Sul, começando com o SES-14. O teleporto é fundamental para garantir a entrega eficiente de banda larga aos clientes nos mercados de telecomunicações, aeronáutica, marítimo, de energia e governamental. Como exemplo, esse teleporto será usado por prestadores de serviços aeronáuticos, como Gogo, Global Eagle e Panasonic, que contarão com o SES-14 para fornecer conectividade a aviões que voam pela América Latina. Também permitirá que a SES ofereça serviços de dados da próxima geração e soluções personalizadas que ajudarão nossos clientes a fornecer conectividade confiável e de alta velocidade para empresas e comunidades da região.

Aumentando os recursos de vídeo para serviços de vídeo aprimorados

O teleporto também transmitirá sinais via feixes de ampla cobertura do SES-14, que são desenhados para impulsionar o crescimento do mercado de TV via cabo e IPTV na América Latina. Os programadores de conteúdo e operadores de TV terão a possibilidade de contar com o teleporto para a entrega de canais, seja em Standard Definition (SD), High Definition (HD) ou até Ultra High Definition (Ultra HD).

A SES poderá oferecer uma ampla gama de serviços de vídeo, como uplink ou playout, a partir do teleporto no Brasil, complementando suas atuais instalações nos EUA. Isso também significa que os clientes que não queiram ou não possam ter suas próprias instalações de uplink poderão utilizar as antenas no teleporto da SES, diminuindo assim suas despesas de capital. Como ele será interconectado com a infraestrutura de mídia global da SES, o teleporto também poderia ser usado para oferecer suporte a clientes para seus serviços OTT (Over the top) ou para transmissão de eventos, como cobertura de esportes.

Sobre a SES no Brasil

Com mais de 20 satélites GEO (geoestacionários) e 16 MEO (Medium Earth Orbit) abrangendo a América Latina, a SES está totalmente comprometida em atender a região. No decorrer de um ano, a SES lançou o SES-10, primeiro satélite SES inteiramente dedicado à América Latina, o SES-14, um satélite híbrido para usar um slot orbital brasileiro e quatro satélites O3b MEO adicionais.

O Brasil já é um importante polo regional da SES, com o teleporto O3b existente em Hortolândia, dois escritórios ,no Rio e em São Paulo, e clientes importantes como Oi, Vivo, Tim. A construção de um teleporto no país permite que a SES atenda melhor aos clientes regionais e fortaleça essa posição. O teleporto foi construído com recursos de expansão, com capacidade para até 10 antenas para necessidades futuras. Esse investimento demonstra o forte compromisso da SES em oferecer suporte cada vez melhor a seus clientes no Brasil e é um passo fundamental para tornar o país o ponto de ancoragem dos negócios da SES em toda a América Latina.