26/12/06 15h54

Sigvaris triplicará sua capacidade em três anos

Valor Econômico - 26/12/2006

A Sigvaris, fabricante de meias de compressão graduada, planeja investir US$ 5 milhões para triplicar sua capacidade produtiva no Brasil em três anos. Em 2007, quando terá início a primeira etapa do projeto, com investimentos de US$ 1,5 milhão para elevar a capacidade da fábrica situada em Jundiaí (SP), o faturamento da empresa no Brasil deve passar de US$ 6,9 milhões para US$ 7,9 milhões.  A expansão se sustentará em três pilares principais: aumento das exportações, nacionalização das matérias-primas e diversificação do público consumidor, segundo o presidente da empresa para América Latina, Celso Cintra. De acordo com ele, as meias de compressão têm como função auxiliar a circulação do sangue de pessoas que apresentam algum tipo de problema no sistema circulatório. O aumento das vendas externas tem como objetivo os países vizinhos como Argentina, Chile e Peru, que hoje fazem compras esporádicas. A estratégia vai começar pela Argentina, que a partir de primeiro trimestre de 2007 entrará para o foco de atenções da empresa. Outros países em que a empresa suíça pretende estabelecer relações comerciais mais intensas são Peru e Chile.  Os Estados Unidos e o Canadá, que compram 55% da produção da Sigvaris no Brasil, devem continuar sendo o maior mercado da companhia nos próximos anos. O volume total de exportações deve chegar a 60% a 65% da produção, de acordo com o executivo. A Sigvaris nasceu há mais de cem anos, quando o médico Karl Sig procurou o grupo suíço Ganzoni, fabricante de tecidos especiais, para produzir meias de compressão graduada, que pressionam as pernas com diferentes intensidades. Há 40 anos a Ganzoni, que transformou-se em uma holding com empreendimentos imobiliários, produz apenas estes produtos. A partir de 2007, o grupo vai abandonar o nome original e se chamará apenas Sigvaris. Com fábricas na França, Estados Unidos, Suíça e Brasil, a companhia fabrica anualmente 5 milhões de pares de meias.