24/09/21 11h47

SIMA e consórcio intermunicipal – CEMMIL firmam protocolo de intenções para a gestão dos resíduos sólidos

Esse é 18º protocolo assinado e reforça importância de ações conjuntas entre estado e municípios

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), assinou protocolo de intenções com o Consórcio Intermunicipal Cemmil – Saneamento Ambiental. O 18º protocolo firmado tem o objetivo de expandir o desenvolvimento e cooperação técnica para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. 

Ao assinar o documento, o secretário estadual de infraestrutura e meio ambiente, Marcos Penido destacou a importância do trabalho conjunto. “O que estamos firmando hoje, aqui, é um exemplo de como é possível obter grandes avanços graças à colaboração de diversos setores da sociedade com o Poder Público”. 

A futura parceria estabelecerá condições para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, bem como o intercâmbio em assuntos científicos e tecnológicos com a finalidade de construir soluções, por meio de elaboração de material técnico/didático, realização de encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, diagnósticos, programas de capacitação e “workshops”. 

“É preciso entender que resíduos sólidos são geradores de oportunidades, seja na reciclagem, compostagem ou na geração de energia. Com a coleta seletiva, por exemplo, é possível evitar com que materiais que podem ser fontes de geração de emprego e renda sejam destinados a aterros sanitários”, concluiu Penido. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/09/sima-e-consorcio-intermunicipal-cemmil-firmam-protocolo-de-intencoes-para-a-gestao-dos-residuos-solidos/