06/05/15 11h44

Simpósio incentiva colaboração científica entre São Paulo e Califórnia

Agência FAPESP

A FAPESP e a Universidade da Califórnia, em Davis, realizarão, nos dias 12 e 13 de maio de 2015, a FAPESP Week UC Davis in Brazil. O encontro reunirá 26 cientistas da universidade californiana e de instituições no Estado de São Paulo para apresentação de resultados de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

O objetivo do simpósio é ampliar as oportunidades de colaboração científica com apoio das duas instituições e dar sequência à FAPESP Week California, realizada em novembro de 2014, em Davis e em Berkeley, nos Estados Unidos.

Na pauta do encontro em São Paulo estão sessões científicas em Neurociências, Pesquisa em Câncer, Partículas e Matéria, Ciências de Materiais e Química, Alimentos e Agricultura, Água e Energia e Colaborações e Oportunidades.

Participam da sessão de abertura Celso Lafer, presidente da FAPESP, Harris Lewin, vice-chanceler para Pesquisa da UC Davis, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

No primeiro dia do evento, a sessão sobre Neurociências terá conferências do professor da UC Davis Cam Carter, diretor do Centro de Pesquisa em Neuroimagem, sobre as neurociências integradas como base para a pesquisa translacional, e do professor Rodrigo Bressan, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abordando a prevenção da esquizofrenia e do distúrbio bipolar.

Na sessão científica sobre Pesquisa em Câncer, os conferencistas da UC Davis serão Laura Marcu, do Laboratório de Biofotônica, e Julie Sutcliffe, da área de Engenharia Biomédica. Os especialistas na área, do Brasil, serão Dirce Maria Carraro, do A. C. Camargo Cancer Center, e Roger Chammas, coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia, unidade de pesquisa básica e translacional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Entre os temas abordados estão a descoberta de genes relacionados com o desenvolvimento e a progressão do câncer, uso de técnicas de fluorescência na orientação de cirurgias e microambientes tumorais, células infiltrativas como alvo terapêutico em microambientes de tumores.

A terceira sessão do dia 12, sobre Partículas e Matéria, terá entre os participantes da UC Davis os pesquisadores Robert Svoboda, do Departamento de Física, e Qing-zhu Yin, da área de Ciências Planetárias e da Terra. Também participam os brasileiros Ricardo Trindade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), e Ernesto Kemp, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Entre os temas tratados estão a pesquisa experimental em física dos neutrinos no Brasil e nos Estados Unidos e a evolução da vida na Terra no período Pré-Cambriano.

Edgar Dutra Zanotto, professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP –, falará sobre oportunidades de pesquisa sobre a estrutura, dinâmica, cristalização e propriedades dos vidros.

Na mesma sessão, sobre Ciências dos Materiais e Química, haverá apresentações de Alexandra Navrotsky, reitora interina da UC Davis e pesquisadora em Ciências Físicas e Matemática, e Munir Skaf, do Instituto de Química da Unicamp, que vai relatar experimentos sobre a produção de biocombustíveis lignocelulósicos que usam o bagaço de cana e outros resíduos agrícolas como matéria-prima.

Nas duas sessões sobre Alimentos e Agricultura do segundo dia do simpósio, Bernadette Franco, diretora de outro CEPID, o Centro de Pesquisa em Alimentos, abordará a segurança dos alimentos no comércio internacional; Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP), falará sobre as possibilidades de conciliar a atividade agrícola com a preservação ambiental no Brasil; e Patricia Fernanda do Pinho, do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vai destacar a influência de eventos climáticos extremos na Amazônia sobre as relações da sociedade com o ambiente.

Entre os pesquisadores da UC Davis, Josette Lewis, do Centro Mundial de Alimentos, discutirá a inovação no sistema alimentar internacional. A palestra de Bennie Osburn, da Faculdade de Medicina Veterinária, será sobre saúde e segurança dos alimentos, e Graham Fogg, do Centro de Pesquisa sobre Mudança Climática, Água e Sociedade, falará sobre gestão e sustentabilidade de recursos hídricos.

Cientistas dos dois países também participam de apresentações e debates sobre as relações entre água, solo, alimentos e clima no estado da Califórnia, melhoria do desempenho de biorrefinarias e tecnologias para melhorar a eficiência do sistema elétrico brasileiro.

Em mais de duas décadas, a FAPESP e a Universidade da Califórnia em Davis apoiaram mais de 60 iniciativas de colaboração científica entre pesquisadores nos Estados Unidos e em São Paulo. Desde dezembro de 2012, as duas instituições mantêm um acordo para estimular essa interação entre grupos de pesquisa para preparação de projetos e compartilhar seu financiamento.

Mais informações sobre a FAPESP Week UC Davis in Brazil: www.fapesp.br/week2015/ucdavis