13/07/16 14h27

Sócios planejam novo Eataly na Paulista

Valor Econômico

As negociações entre os sócios da rede St Marche e o fundo americano Catterton, para aquisição por parte do fundo de uma fatia da varejista, devem ser concluídas em até duas semanas. A transação pode levar os sócios brasileiros a serem diluídos pela metade em sua posição, com participação que deve ficar entre 40% e 50% da empresa, segundo cálculos iniciais de fonte a par do assunto.

O Valor havia antecipado, em novembro, a busca por novo sócio por parte dos investidores da rede, e que as conversas envolviam fundos de investimento. Semanas atrás, a revista "Exame" informou que o fundo Catterton negociava compra de parte da rede.

Os principais sócios da companhia são Bernardo Ouro Preto, Victor Leal e o investidor americano Malone Mitchell, do fundo Laço Management.

Mitchell, que tem cerca de 30% de 16 lojas da rede, deve ficar com posição em torno de 15%. As 20 lojas da rede devem faturar R$ 720 milhões neste ano. Ouro Preto e Leal permanecem na gestão.

Boa parte dos recursos obtidos com a venda da fatia será aplicado na própria operação. Os novos investimentos incluem a abertura de um segundo Eataly no país, na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Como o novo ponto será aberto na capital paulista, ficará para um segundo momento a inauguração de um Eataly no Rio, prevista inicialmente.

A busca de sócios por parte dos investidores da rede começou no ano passado, em parte por causa do aumento do endividamento da empresa, em cerca de R$ 200 milhões - a alavancagem da companhia diminuiu nos últimos meses, com a recente queda do dólar - e pela necessidade de ampliar a expansão orgânica com nova capitalização. A empresa não comenta as informações.