11/09/18 11h58

Sony se une a empresas globais e planeja usar energia renovável até 2040

IPC Digital

*Elaine Takahata
A Sony anunciou que planeja energizar todas as suas operações globais com energia renovável até 2040, participando de uma iniciativa mundial de negócios envolvendo uma mudança para a energia limpa.
A Sony está se unindo a mais empresas globais, incluindo Apple Inc. e Google Inc., para usar fontes renováveis, como energia solar e eólica, em suas atividades comerciais. Esses esforços também se espalharam entre as empresas no Japão.
A gigante da eletrônica já está operando com 100% de renováveis em suas unidades na Europa. No entanto, o consumo de energia da empresa está fortemente concentrado no Japão devido às suas sete fábricas de semicondutores, enquanto a taxa de uso de tal energia no país permanece baixa em meio a custos de geração mais altos de energia renovável.
A Sony pretende aumentar gradualmente o uso dessa energia renovável, elevando a taxa para 30% no ano fiscal de 2030, de 5% no ano fiscal de 2017 até março.
Como uma das medidas, a Sony disse que planeja instalar painéis solares em instalações de produção no Japão e na Tailândia. Os custos não foram revelados.
“Mudar para a energia renovável aumentará temporariamente os custos, mas acrescentará mais valor ao nosso negócio”, disse o diretor executivo da empresa, Shiro Kambe, em uma coletiva de imprensa em Tóquio.
Em linha com sua meta de energia renovável, a Sony se juntou ao RE100, uma iniciativa de liderança corporativa global com 100% de eletricidade renovável liderada pelo The Climate Group, que tem 140 empresas como membros, incluindo 11 empresas japonesas.
“Gostaríamos de trabalhar na redução dos custos (para geração de energia renovável) com nossos parceiros RE100”, disse Kambe.